UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Secretário Geral da UNI Américas participa de encontro com sindicalistas Brasileiros


08/10/2013

 

O Secretário-Geral da UNI Américas, Philip J. Jennings participou de um encontro com dirigentes sindicais brasileiros, na tarde desta segunda-feira (07), em São Paulo, na sede do SENTRACOS (Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços).
 
Recebido por Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e secretário Geral do Sentracos, Philip fez um discurso voltado para as mudanças que estão acontecendo no mercado de trabalho, por conta dos efeitos da crise financeira mundial, e como a tecnologia está promovendo uma “revolução” no movimento sindical global. “Fazer sindicalismo hoje não é mais como se fazia há 20 anos atrás, onde se mobiliza toda a classe trabalhadora na porta das fábricas. Isso mudou e as entidades sindicais precisam acompanhar essas mudanças,” explica o dirigente.
 
O encontro que contou a presença de Rumiko Tanaka, secretária da Criança e Adolescente da UGT, assim como outros representantes de sindicatos ugetistas, teve também a participação de representantes da Força Sindical, da CUT, e da Nova Central. “Somente a união das entidades sindicais e a força das convenções coletivas de trabalho poderão diminuir a desigualdade social que ainda é muito forte no Brasil,” comenta Philip.
 
Philip ressaltou que um dos principais desafios do mundo sindical é a ampliação do foco das entidades para visar o crescimento institucional, alinhando-se com os recursos disponíveis, “Atualmente as entidades promovem congressos, seminários ou plenárias em que se discute, debate e fala sobre determinados temas, mas não sai do lugar. Parece que fica sempre nesse circulo, contudo é preciso manter o foco e avançar.”
 
Outro ponto abordado pelo líder sindical foi a necessidade de as entidades começarem a se organizar voltadas a prestação de serviços. “O mercado de trabalho está em constante mudança e o futuro é o setor de serviços. É preciso haver uma revolução nos sindicatos que precisam se conectar mais com as novas gerações,” diz o dirigente.  
 
O secretário Geral da UNI ressaltou que a entidade realizará seu próximo congresso em Nairóbi, na África, de 16 a 18 de setembro. Com o tema “Incluindo Você”, o encontro, que acontece no período em que o país inicia as comemorações de 20 anos do fim do apartheid, buscará debater os desafios do sindicalismo e como ampliar a participação das mulheres e dos jovens na organização da classe trabalhadora.
 
Por Fábio Ramalho - UGT


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.