UGT participa da Conferência para uma cidade mais limpa

07/10/2013

Na sexta-feira, 04/10, data de comemoração do Dia Internacional da Ecologia, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) esteve presente na 12ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, realizada no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento tem como objetivo promover o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo com o intuito de aprofundar os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social, e propor ações para implementar políticas públicas.

A Conferência, de iniciativa do vereador Gilberto Natalini, é realizada há 12 anos. Desta vez, com a temática central para o transporte urbano, discutiu-se como tornar a cidade de SP, maior metrópole da América Latina, mais sustentável, humana, saudável e com mais qualidade de vida, de forma democrática, justa e inclusiva.

O secretário de Finanças da UGT e presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Manutenção de Áreas Verdes Públicas e Privadas (Siemaco), Moacyr Pereira, esteve presente e felicitou o vereador pela importância deste projeto, que deveria ser seguido por outros Estados para tonar o Brasil melhor. “Representamos a limpeza urbana e vemos o descaso e desperdício do lixo em SP. Ficamos preocupados com o Meio Ambiente e como representante dos trabalhadores, ressalto que não adianta garantias trabalhistas, senão temos qualidade de vida!”.

Na ocasião, Natalini anunciou o lançamento da Frente Parlamentar Ambiental dos Vereadores do Estado de SP. Como parte da programação, o ex-ministro do Meio Ambiente, José Carlos Gomes, alertou em sua palestra sobre a cultura do desperdício e destacou a importância de o País encontrar outros paradigmas ao invés de seguir os modelos já existentes e a necessidade de pressionar o governo para as mudanças. “Temos uma política de sustentabilidade errática. Ao invés de renúncia fiscal, investir no transporte coletivo. Focar nos jovens, sem o idealismo da juventude, a sociedade não cria novos valores e a sociedade não se transforma”.

Mariana Veltri – UGT, Nós Podemos SP