Trabalho com aposentados leva UGT a comitê da ONU

04/10/2013

A nossa UGT está na ONU (Organização das Nações Unidas), o maior e mais importante condomínio mundial de países, que reúne193 nações. Fazemos parte da Aliança Global para os Direitos das Pessoas Idosas. Estamos lá para trocar experiências e construir instrumentos mais eficazes de direitos humanos para as pessoas mais velhas, especialmente os nossos aposentados e pensionistas. Como todos nós sabemos, a UGT é uma central que se pauta pelo “SINDICALISMO CIDADÃO, ÉTICO E INOVADOR”.

E isso não é apenas um slogan, mas projeto sério e real, que está sendo desenvolvido para cerca de 7,5 milhões de trabalhadores, filiados aos nossos mais de 1.070 sindicatos. E agora estamos incrementando esse trabalho junto aos nossos aposentados, através do SINDIAPI (Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da UGT). E nada melhor do que fazermos parte do Comitê das Organizações Não-Governamentais sobre o Envelhecimento, na sede da ONU, em Nova Iorque.

A Aliança foi fundada em 2011 e é o resultado dos esforços de colaboração entre as nove organizações que formam o grupo de coordenação e que são as entidades fundadoras. A UGT participa, como membro, da Aliança há poucos meses e nosso objetivo, entre outros, é o de que as pessoas idosas –não necessariamente só os aposentados epensionistas – daqui do Brasil e de todas as partes do mundo, tenham suas vozes ouvidas pela Organização das Nações Unidas.

E olhem que aqui no Brasil, só para ficarmos na nossa casa, a tarefa não será nada fácil e vamos precisar muito dos companheiros da ONU. Dados do IBGE indicam que os idosos no Brasil deverão representarcerca de 26,7% da população ou 58,4 milhões de  pessoas, dentro de pouco mais de 20 anos. O que é um número fantástico.

Hoje, já temos cerca de 6,3 milhões de pessoas ou 7,4% da população nessa fase da vida. Em termos práticos, isso significa estabelecer como prioridades para esses idosos, acesso à saúde e previdências,dois eternos problemas que não estamos conseguindo resolver em nosso País. E é óbvio, que nesse contexto, também temos que lutar por maior dignidade para aqueles que trabalharam toda sua vida, para o bem de todos, e que agora têm todo o direito de gozar e desfrutar do merecido descanso da aposentadoria.

O nosso Sindiapi tem como objetivo exercer um papel de prestação de serviços aos aposentados e não só se limitar à ação sindical. Uma de suas grandes tarefas é estabelecer acordos com entidades da sociedade para facilitar a vida do aposentado. Como faz, por exemplo, a AARP –Associação americana dos aposentados- criada em 1964 e que hoje tem 37 milhões de associados e o foco no serviço (efetivação de acordos) foi, e é,o seu grande sucesso.

Outra grande tarefa do nosso Sindiapi é implantar subsedes em todos os estados brasileiros.

Estamos no caminho certo.

Como vocês podem ver na nossa home-page, temos um “logo” com um slogan desafiador: CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE PARA TODAS AS IDADES”. Vamos conseguir, com certeza.

Esse cantinho do nosso portal trará, brevemente, novidades sobre essa nova empreitada.

Fiquem atentos.

Roberto Nolasco e Antenor Braido

Comitê da ONU parabeniza trabalho da UGT

A Susanne Paul é a coordenadora do Comitê da ONU, que agora a União Geral dos Trabalhadores (UGT) faz parte.  Sempre que deseja saber noticias do Brasil, do movimento sindical e, principalmente, do Sindicato dos Aposentados da UGT, ela acessa nosso site.

Recentemente recebemos uma mensagem de Susanne Paul,  que reproduzimos abaixo. Ela parabeniza nosso trabalho, demonstrando satisfação em perceber que nossa central desenvolve um trabalho comprometido com os interesses e anseios da classe trabalhadora.

e-mail recebido :

How terrific that the UGT is so strongly committed. More later, Hugs, Susanne

(Como é fantástico ver que a UGT é tão fortemente comprometida. Abraços, Susanne)