UGT e Fecomercio promovem evento para debater direito sindical

04/10/2013

Buscando ampliar o debate entre as relações de negociação entre os sindicatos trabalhistas e patronais, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), juntamente com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) promoveram, nesta sexta-feira (04), em São Paulo, o 2º Seminário Internacional de Direito Sindical.

Na mesa de abertura estiveram presentes Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, Ivo Dell’acqua Junior, presidente do Conselho de Assuntos Sindicais Fecomercio-SP, Amauri Mascaro Nascimento, professor e jurista, Leonardo Vale, secretário de Políticas Jurídicas da UGT e Ivete Ribeiro, desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho, 2ª região – representando o dr. Carlos Alberto Reis de Paula, presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

“É fundamental essa atividade porque é uma conversa em que podemos debater as ações sindicais no Brasil e em outros países,” explica Ricardo Patah.

O evento, que contou com a presença de diversos juristas, tanto ligados a entidades de trabalhadores quanto profissionais de instituições patronais, teve como foco principal fazer um balanço sobre o cenário sindical brasileiro e as relações de negociação entre patrão e empregado em outros países do mundo.

Levando em conta os perversos efeitos causados pela crise capitalista, iniciada nos Estados Unidos, em 2008, juntamente com as diversas políticas de austeridades adotadas em países que sofrem seus efeitos, o Seminário contou com as palestras ministradas pelo jurista Manuel Carlos Palomeque, que abordou o “Sindicato na Espanha” e pelo professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, João Leal Amado, que abordou o tema “O Sindicalismo em Portugal”.

Homenagem

Durante a abertura dos trabalhos, o jurista e professor Amauri Mascaro Nascimento, que é um renomado lutador focado no direito do trabalho recebeu uma placa comemorativa em sua homenagem.

Por Fábio Ramalho – UGT