UGT lança o 1º curso de formação sindical sobre Trabalho Decente e Cooperação Internacional

03/10/2013

Curso visa proteger e assegurar aos trabalhadores e suas famílias uma vida digna e produtiva

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) vai promover o primeiro curso de formação sindical sobre Trabalho Decente e Cooperação Internacional, visando a cooperação e a solidariedade entre os países. O lançamento  oficial será às 19h30 do próximo dia 8 de outubro no Anexo II, Plenário I, da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. Um dia depois do Dia Mundial do Trabalho Decente. A realização desse projeto no Brasil se deve à parceria inédita entre a UGT e  Centrais Sindicais Europeias.

O curso terá duração de 7 meses, com aulas presenciais e online divididas em 7 módulos, sendo o penúltimo na Áustria, em conjunto com os alunos dos demais países parceiros do projeto. Esta primeira turma fará o curso na Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (CONTEC), SHCS – Avenida W-4, Sul, Quadra 707/907. Os 1º e 2º módulos ocorrerão entre os dias 08 e 10 de outubro e terão como temas principais o Histórico do Trabalho e da Globalização.

O curso faz parte do Projeto: "Multiplicando o Trabalho Decente - Vida Decente" e tem como missão promover um melhor entendimento do Trabalho Decente como um elemento importante na promoção do direito dos trabalhadores e como uma ferramenta fundamental para a luta diária de cada entidade sindical.

No Brasil, o projeto foi idealizado pela Secretaria de Relações Internacionais da UGT (SRI/UGT) e está sendo realizado de acordo com a realidade e as necessidades brasileiras, em parceria com o Instituto de Promoção Social (IPROS), o Instituto de Altos Estudos (IAE/UGT) e a Secretaria de Organização Política e Sindical. E, na Europa, estão presentes as centrais sindicais e as organizações da sociedade civil da Áustria, Bulgária, Lituânia, Polônia e Romênia.

Até o presente momento, estão confirmados para a solenidade de abertura o Ministro do Trabalho, Manoel Dias, o Secretário de Trabalho do Distrito Federal, Bispo Renato de Andrade, Presidência da República; Organização Internacional do Trabalho (OIT), Andrea Bolzon. Além de nossos dirigentes, como o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah; os deputados e vice-presidentes da central, Roberto de Lucena, Roberto Santiago, Ademir Camilo e João Eduardo Dado Leite; o Secretário de Relações Internacionais, Otton Mata Roma e o coordenador do Projeto no Brasil, Gustavo F. C. Garcia.

Por Giselle Corrêa, de Brasília