02/10/2013
Na manhã desta segunda-feira (30), a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) promoveu o Encontro do Trabalho Decente. O evento reuniu representantes das instituições centrais sindicais de São Paulo e serviu para apresentar aos presentes o Decreto n° 59.526, de 12/09/13, que institui a Comissão Estadual de Emprego e Trabalho Decente.
O objetivo de ampliar o conceito e conscientizar a importância junto às empresas foi destacado pelo secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais. “Apoiamos as comissões para que o Trabalho Decente cresça e atinja seus objetivos junto aos trabalhadores. Intensificaremos nossas ações para que essa comissão funcione e seja exemplo para o Brasil”, afirmou.
Por sua vez, Letícia Mourad, coordenadora do programa na SERT, ressaltou que “as entidades deverão indicar um representante para essa comissão que constituirá o plano de ações concernentes à criação da Agenda Estadual de Emprego e Trabalho Decente.”
Além de Morais e Mourad, estiveram presentes o representante da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Avelino Garcia; o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo; Paulo Sabóia, representante da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB); e Naílton Souza, da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado de São Paulo (NCST-SP).
O próximo encontro reunirá representantes patronais, na próxima quarta-feira (02), também na SERT.
Mais sobre
As oficinas ocorridas em todo o Estado têm como objetivo indicar as demandas e carências das regiões administrativas de São Paulo para a elaboração de uma agenda estadual, envolvendo quatros eixos fundamentais: princípios e direito fundamentais do trabalho, proteção social, trabalho e emprego e o fortalecimento do trabalho tripartite.
Projeto da UGT sobre Trabalho Decente
Por meio da sua Secretaria de Relações Internacionais, a UGT mantém um projeto de cooperação internacional com centrais sindicais e organizações da sociedade civil europeias. "Multiplicando trabalho decente - Vida Decente" promove diversas atividades para a promoção do tema no Brasil. Um dos destaques desta parceria inédita é o curso que está formando dirigentes sindicais ugetistas de todas as regiões do país a fim de construir uma rede de solidariedade em favor dos trabalhadores.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)
UGT - União Geral dos Trabalhadores