Participação da UGT Sustentabilidade no Concidades foca melhor qualidade de vida ao trabalhador

30/09/2013

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou entre os dias 26 e 28 de setembro, no Memorial da América Latina, em SP, da 5ª Conferência Estadual das Cidades do Estado de São Paulo (Concidades-SP) - instância do governo do Estado, para discutir questões do desenvolvimento urbano paulista como habitação, mobilidade, saneamento e uso do solo. Na ocasião, participaram governo e sociedade civil. O evento reuniu mais de 2 mil delegados eleitos nas Conferências Municipais, em todo o Estado.

A presença da UGT, através de seu Comitê de Sustentabilidade, foi mostrar a atuação da central para contribuir no avanço da construção da Política e do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, assim como seu compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) da ONU, através do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, o Nós Podemos SP. A UGT junto ao Movimento, na ocasião propagou a meta de municipalização do ODM, apontando a importância de novos municípios contribuírem com suas práticas, ajudando o Brasil a atingir sua agenda de compromisso para melhor qualidade de vida do trabalhador.

Entre os objetivos da Conferência: sensibilizar e mobilizar a sociedade paulista para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas cidades brasileiras; propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade, para a formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas; e propiciar e estimular a organização de conferências das cidades como instrumento para garantia da gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano nas regiões e Municípios.

Mariana Veltri – UGT e Nós Podemos SP