24/09/2013
O presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah, esteve em Vitória-ES, na última segunda-feira (23), para representar os trabalhadores brasileiros no 31º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (ENAFIT) e a 5ª Jornada Iberoamericana de Inspeção do Trabalho. Após ser recepcionado pelos dirigentes da UGT-ES no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, o Patah se dirigiu para o ENAFIT.
A realização do encontro propõe um canal de comunicação e questionamentos sobre aspectos diversos da gestão de Auditoria Fiscal do Trabalho no país. Sob o lema “Auditoria-Fiscal do Trabalho e os Direitos Constitucionais do Trabalhador”, o presidente da UGT Nacional ministrou sobre a “Auditoria-Fiscal do Trabalho ameaçada. Como garantir a presença do Estado em defesa do trabalhador?”
Ele enfatizou a importância da fiscalização mediada pelo Estado nas relações trabalhistas e a necessidade do fortalecimento da mesma a partir de uma pactuação tripartite. “Precisamos garantir o trabalho decente pautado pela ética, pela inovação e pela sustentabilidade, pois este é o futuro”, garantiu.
A UGT foi à única Central presente no evento. Para o presidente da UGT-ES, Ari George, a participação do movimento sindical organizado em eventos como este é fundamental para melhorar as relações entre a Auditoria-Fiscal do Trabalho e Emprego e os trabalhadores.
Por Peggy Meressa - UGT-ES
UGT - União Geral dos Trabalhadores