UGT discute Trabalho Decente na Copa do Mundo e nas Olimpíadas

05/09/2013

Garantir os diretos dos trabalhadores – muitos deles já assegurados pelas leis trabalhistas brasileiras - que atuam de forma direta e/ou indireta para a realização dos eventos esportivos no Brasil foi o tema do encontro realizado pela UNI Américas –  Global Union, que reúne o Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Sentracos), a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e demais representantes sindicais. A reunião foi nesta quarta-feira, 04 de setembro, na sede do Sentracos.

Na abertura dos trabalhos, Ricardo Patah – que preside a UGT, o Sentracos E O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, falou sobre a importância da realização da Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, afirmando que estes eventos são positivos para os brasileiros por conta dos retornos financeiros e midiáticos que o país terá e, disse aprovar a geração de empregos que estes megaeventos estão proporcionando.

Porém, Patah foi incisivo ao afirmar que as entidades sindicais não podem permitir a precarização do trabalhador. “Precisamos reunir nossas forças e as nossas capacidades técnicas para garantir trabalho decente para todos os trabalhadores, estejam eles envolvidos direta ou indiretamente com os eventos esportivos”, afirmou Patah.

Ao logo do dia, os representantes sindicais brasileiros discutiram temas os seguintes potos:

- O impacto dos megaeventos esportivos no setor de serviços, apresentados pelo Dieese;

- A relação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) com os megaeventos esportivos e as possibilidades de parceria junto às organizações sindicais;

- A relação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com os megaeventos esportivos e possibilidades de parceria junto às organizações sindicais;

- Os padrões trabalhistas que o Comitê Organizador requer dos fornecedores, patrocinadores e licenciados;

- A experiência da campanha Play Fair e as propostas desenvolvidas para o Brasil, ministrada pela Confederación Sindical de Trabajadores/as de las Americas (CSA).

Por Giselle Corrêa, da redação da UGT