Motoristas de ônibus de SP elegem nova diretoria para o sindicato

01/09/2013

José Valdevan Noventa é o novo presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas). A apuração começou na madrugada de quinta-feira (29) e terminou na sexta (30), com Noventa, líder da Chapa 2, de oposição a atual diretoria, sendo aclamado vencedor com uma diferença de quase 3 mil votos. A União Geral dos Trabalhadores (UGT) deu total apoio a eleição de Noventa, pois entendeu que a categoria queria mudanças na condução da entidade, o que se confirmou com a participação de mais de 20 mil trabalhadores nas eleições. Para garantir a segurança do pleito, a votação foi eletrônica e acompanhada pelo Ministério Público.

O Sindmotoristas adiou por duas vezes a eleição. No dia 10 de julho, véspera da primeira votação marcada, oito pessoas ficaram num tumulto na sede do sindicato, na Rua Pirapitingui, na Liberdade, na região central. A confusão aconteceu durante a retirada das urnas do sindicato para levá-las às garagens.

Há suspeita de que os mais de 30 tiros tenham sido disparados tanto de dentro do sindicato. Noventa, que denunciava a suspeita de fraude nas eleições, diz que a participação do Ministério Público e o apoio da UGT no processo foi fundamental para que a vontade dos trabalhadores fosse respeitada.