15/08/2013
15/08/2013
Imagine um sindicato presente no cotidiano do trabalhador que representa. Este é o Sintracc, o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista e Atacadista de Contagem, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT). Um sindicato relativamente jovem, mas que se enraizou de forma definitiva na vida do empregado do comércio e na coletividade.
Tal presença está constatada na fixação do salário pago ao trabalhador
no vale transporte que ele utiliza para se deslocar diariamente
no descanso remunerado
folgas
na rescisão contratual e até no lazer e saúde, nos quais o sindicato também é participante.
VALOR NA PONTA DO LÁPIS - As estatísticas comprovam a integração. De acordo com o Censo Demográfico 2010, o município de Contagem é o segundo mais populoso da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 603.442 pessoas. No mesmo ano, a População Economicamente Ativa (PEA) do município equivalia a 331.041 pessoas
sendo que os ocupados somavam 305.844 pessoas (92,4% da PEA). A PEA de Contagem representava 11,4% da PEA da RMBH que, naquele ano, totalizava 2.903.177 pessoas.
Considerando dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no período de 2002 a 2011, o setor de Serviços apresentou o maior volume de empregos formais, com 63.452 mil postos de trabalho, seguido pelo setor comércio com 60.538 mil postos de trabalho. Somados, estes dois setores representavam 62% do total dos empregos formais no município.
A indústria de transformação respondeu por 32,6% dos empregos gerados. Os comerciários, portanto, participam com mais de um quinto da População Economicamente Ativa de Contagem.
Mais: o Sintracc, fundado em 1987, organizou sete edições do Concurso Garota Comerciária de Contagem, evento que já faz parte do calendário social da cidade. A entidade também prepara uma maratona com trajeto de 10 km, da Cidade Industrial até o bairro Riacho, ainda em fase de confirmação.
UM PARAISO ECOLÓGICO EM ESMERALDAS - Pensando no lazer da família comerciária, o Sintracc está construindo o Clube Pousada dos Comerciários, localizado no município de Esmeraldas, a 32 km do Centro de Belo Horizonte. A obra está calcada em um terreno com mais de 55 mil quadrados, cortado por um riacho e repleto de árvores e trilhas nativas. Além da pousada, restaurante, piscinas, saunas masculina e feminina e um salão de festas e convenções, o sindicato planeja construir quiosques ao longo da vasta área de preservação ambiental. A previsão de entrega da primeira fase é em fevereiro, ainda na época do Carnaval.
Para Ronaldo Gualberto, presidente da entidade, o Clube Pousada é um passo definitivo na direção do atrabalha e se sujeita às chamadas doenças invisíveis", como o estresse e a depressão. Gualberto também ressalta o fato de o espaço se localizar a pouco mais de 10 km do bairro Eldorado, onde se localiza a sede do Sintracc e é o local reconhecido como centro comercial de Contagem. "O trabalhador não encontrará dificuldade em ter acesso ao Clube, em razão da proximidade à cidade em que mora e à própria Região Metropolitana".
Ainda esse ano, o Sintracc deverá organizar a edição anual do campeonato de futsal da classe, aberto a participantes dos mais de seis mil estabelecimentos comerciais do município. "Nos empenhamos para estar o mais próximo possível do trabalhador que representamos", declara Ronaldo Gualberto, o presidente dos Comerciários de Contagem.
Renato Ilha, jornalista"
UGT - União Geral dos Trabalhadores