O recado das ruas é debatido na 2ª Plenária Nacional da UGT

13/08/2013

A tarde desta terça-feira (13), durante a 2a Plenária Nacional das Entidades Filiadas a UGT ( União Geral dos Trabalhadores ), que está acontecendo em São Paulo, o cientista político, Gaudêncio Torquato, ministrou uma palestra abordando o tema: as mobilizações populares: o recado das ruas para os poderes públicos".

Torquato iniciou sua explanação fazendo uma avaliação do Brasil "de ontem" para tentar avaliar os protestos realizados no país, no mês de junho. "As manifestações populares são ações que aconteceram de um descontentamento acumulado há anos", diz o palestrante que continuou, "essas são mazelas herdadas do nosso sistema de civilização".

Nesse contexto, Gaudêncio enfatiza que a população brasileira está cansada de algumas práticas enraizadas na sociedade contemporânea, dentre eles o nepotismo, o quem indica (QI), a corrupção, o jeitinho brasileiro, a falta de segurança, saúde e educação, entre outros.

O cientista político citou que os partidos políticos deixaram de representar a população para se voltar apenas no poder pelo poder e que, atualmente a política tornou-se mais uma profissão do que uma função para contribuir para o avanço da sociedade.

Esse tipo de representação ou falta de, faz com que a população perca a credibilidade em setores organizados da sociedade. Por esse motivo que nas manifestações populares, as bandeiras partidárias foram rejeitadas pela população que esteve nas ruas.

Segundo o palestrante, a sociedade esta abrindo um novo horizonte na política brasileira, passando a votar mais com a consciência do que com o coração ou movido pela emoção. "Estamos encerrando o ciclo do Regime Militar, pois esses novos políticos que estão surgindo, são pessoas velhas de pensamento porque são os filhos dos antigos coronéis. Isso tende a mudar a partir de agora".

Isso tudo está acontecendo porque hoje, com o advento da tecnologia, o Brasil e a população brasileira vive a era da informação, por isso comunicação é fundamental.

Por Fábio Ramalho"