06/08/2013
06/08/2013
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (SINDIAPI) receberam a delegação do sindicato de aposentados italianos - Unione Italiana Lavoratori Pensionati Siciliano (UIL) - para discutem a criação de um sindicato internacional que defenda os interesses dos trabalhadores aposentados. O Encontro foi na tarde da segunda-feira (05), na sede da UGT.
Depois de dar boas vinda, Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, falou sobre a experiência da visita que fez à Itália, em 1997, que contribui significativamente na criação do sindicato de aposentados do Brasil.
Vocês podem se sentir bastante orgulhosos porque foram grandes construtores do conceito que nós temos no sindicalismo brasileiro na defesa dos trabalhadores brasileiros, grandes responsáveis pela construção do país que temos hoje", afirmou Patah.
Depois disto, Patah, que também preside o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, convidou a delegação para participarem da 5ª Confraternização dos Comerciários Aposentados e Pensionistas, no próximo dia 24 de agosto.
Romano Belissima, secretário geral do sindicato italiano (principal cargo da organização), falou sobre a importância de se criar um sindicato internacional dos aposentados e pensionistas que defenda os interesses da categoria, pois com a atual crise financeira, vivida muito fortemente na europa, está desenhando uma nova ordem econômica e as propostas que estão sendo criadas para combate-las são de reduzir as aposentadorias, os serviços e a assistência a saúde, sem considerar o aumento da longevidade da população.
"Os idosos se tornarão a maioria da população, mas sem nenhum poder político, pois estas propostas estão sendo feitas sem a participação dos idosos", afirmou o sindicalista italiano que completou: "Nenhum sindicato de aposentados e nenhum país tem condições de lutar sozinho contra estas práticas, por isto precisamos de um sindicato internacional que busque uma nova estrutura política de construção e de serviços para uma sociedade que se envelhece".
Natal Leo, presidente do Sindiapi, apresentou as discussões que seu sindicato e a UGT têm debatido com o Governo Federal Brasileiro. Entre estes temas estão o fim ou a substituição do atual modelo previdenciário, o reajuste e a recuperação do poder de compra dos benefícios dos aposentados e pensionistas
e a implantação definitiva do Conselho de Seguridade Social que inclua deliberações tomadas no Fórum Nacional de Previdência Social.
Por Giselle Corrêa, da redação da UGT"
UGT - União Geral dos Trabalhadores