Plenária da Regional Noroeste da UGT- PARANÁ em Maringá

30/07/2013

A Regional Noroeste da UGT-PARANÁ, promoveu no último dia 25/7 (quinta-feira), a sua 1ª Plenária Regional. O evento realizado na cidade de Maringá, contou com a presença de mais de 80 dirigentes sindicais de várias categorias filiadas à UGT daquela região.

A abertura do evento contou com a presença de representantes de todas as quatro regionais da UGT-PARANÁ: Norte, com o presidente Marcelo Urbaneja
Oeste, com a secretária de finanças Sônia Maria Marchi e Litoral, com o presidente Jaime Ferreira, além dos membros da executiva estadual da central.

Abrindo a plenária, o presidente da Regional Noroeste, Leocides Fornazza (Léo), agradeceu a presença de todos, lembrando que a Regional Noroeste é a mais nova das regionais da UGT-PARANÁ, com pouco mais de um ano de existência e que vem executando ações em prol dos sindicatos filiados e da classe trabalhadora. A Regional Noroeste da UGT-PARANÁ teve participação efetiva no dia nacional de protestos. Não podemos mais aceitar passivamente a corrupção, e por isso a classe trabalhadora irá sempre às ruas clamar por justiça social. A nossa pauta trabalhista é clara: queremos a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais - sem redução nos salários
NÃO ao projeto 4.330 que trata da terceirização sem fim
fim do fator previdenciário que penaliza milhares de aposentados
e maior transparência na escolha dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Paraná", disse Léo.

O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, parabenizou a organização e os temas escolhidos. "Mais uma vez quero parabenizar e agradecer ao apoio que a UGT vem recebendo dos dirigentes e das entidades filiadas, e em especial ao nosso amigo e companheiro Léo. Se hoje a UGT é a maior central sindical no Estado do Paraná é graças ao trabalho e a confiança de cada companheiro e companheira integrantes do nosso quadro de filiados. A participação dos presidentes das quatro regionais que compõem a estrutura da UGT no Paraná demonstra o nosso espírito de união em prol da classe trabalhadora", disse Rossi lembrando que até o final de novembro a UGT-PARANÁ ganhará a 5ª regional: SUDOESTE.

Participando da abertura, o vereador maringaense e bancário Luiz Pereira (PTC) lembrou da sua caminhada rumo ao parlamento municipal. "Sou muito grato ao apoio incondicional que tive dos nossos presidentes Ricardo Patah, Paulo Rossi e ao Léo Fornazza, pois se eu não tivesse o apoio deles e das categorias filiadas à UGT, atualmente os trabalhadores não teriam voz na Câmara Municipal de Maringá. Dados divulgados pela mídia local me colocaram como o vereador que mais apresentou projetos e requerimentos nesse primeiro semestre. Isso só foi possível graças a participação popular do nosso mandato", disse Pereira.

A primeira palestrante do dia foi a companheira Elizabete Madrona, secretária da Mulher da UGT-PARANÁ e da Regional Noroeste, que falou da participação das mulheres na política e nos movimentos sociais. "Queremos a cada dia despertar as mulheres para que participem ativamente da política como um todo, pois sem a nossa participação não teremos avanço algum", disse Bete.

Em seguida, o palestrante foi o Dr. Wellington Luiz da Rosa que tratou do tema: "Conhecendo e Entendo a Previdência Social". De forma clara e objetiva, o palestrante mostrou como é a atuação do INSS e os meios que os trabalhadores e as entidades sindicais podem acessar para verificarem seus direitos previdenciários. Também sugeriu que os sindicatos participem dos conselhos de previdência.

A última palestra teve como tema a "Análise do Movimento Sindical e das Centrais Sindicais", cujo palestrante foi o Dr. Ozório Cézar Campaner, advogado trabalhista com larga experiência no movimento sindical. O palestrante fez um balanço do atual momento político que vive o país, do enfraquecimento do Ministério do Trabalho e Emprego, do papel que o Ministério Público vem exercendo junto às entidades sindicais e do papel político-sindical das centrais sindicais. Um dos tópicos do Dr. Ozório foi sobre a necessidade das centrais sindicais voltarem a ser protagonistas nas reivindicações por melhorias em nosso país. "Sem sindicatos e sem partidos políticos não existe democracia. O problema está em quem esquece da população", concluiu Ozório.

A próxima plenária regional da central será realizada pela UGT-OESTE, no dia 08 de agosto, na cidade de Cascavel (PR).

Fonte: UGT Paraná"