24/07/2013
24/07/2013
O Sintratel, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou das eleições dos Conselhos Gestores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CERESTS), realizado nos quatros Centros existentes na cidade de São Paulo. Obteve êxito elegendo representantes do Sintratel todos os locais.
São eles: Alberto Paiva (CEREST Lapa), Alex Boccia (CEREST Leste), José Roberto, o Bebeto (CEREST Freguesia do Ó), Roberto Pires (CEREST Santo Amaro).
*O (CEREST Sé) está em processo de eleição, assim que ocorrerem as reuniões, os candidatos já escritos serão informados para o processo de votação e apuração.
A participação do Sintratel visa a ampliar o alcance e a capacidade de atendimento do CEREST, que já é uma grande arma do trabalhador contra os maus patrões no caso de acidentes e doenças profissionais.
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador é uma unidade regional especializada do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele atende questões relativas à saúde dos trabalhadores, e cumpre importante papel na prevenção, tratamento e amparo, inclusive legal, aos trabalhadores acidentados no trabalho e acometidos de doenças profissionais.
O CEREST foi implantado pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), através das Portarias do Ministério da Saúde 1679/GM (19/07/2002) e 2437/GM (07/12/2005), para fortalecer as ações relacionadas à saúde do trabalhador no país.
O que o CEREST faz?
Presta atendimento especializado aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho. Realiza promoção e proteção dos trabalhadores, investiga as condições do ambiente laboral, utilizando dados epidemiológicos obtidos através dos atendimentos clínicos e das notificações e comunicações de acidente do trabalho (NAT e CAT), bem como informações provenientes das visitas aos locais de trabalho, em conjunto com as Vigilâncias: Epidemiológica, Sanitária e Ambiental (Vigilância em Saúde do Trabalhador).
As atividades dos Cerests devem, necessariamente, estar articuladas com os demais serviços da rede do SUS e outros setores de governo (intra e interionstitucional), que devem orientar e fornecer retaguarda, a fim de que os agravos à saúde relacionados ao trabalho possam ser atendidos em todos os níveis de atenção, de forma integral e hierarquizada.
Este suporte deve se traduzir pela função de inteligência, acompanhamento e práticas conjuntas de intervenção especializada, incluindo ações de vigilância e formação de recursos humanos.
Veja as principais Doenças Relacionado ao Trabalho
Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho, que constam na Portaria nº 1339/GM, de 18 de novembro de 1999, e aos agravos de notificação compulsória citados na Portaria GM nº 777, de 28 de abril de 2004:
a) acidente de trabalho fatal;
b) acidentes de trabalho com mutilações;
c) acidente com exposição a material biológico;
d) acidentes do trabalho com crianças e adolescentes;
e) dermatoses ocupacionais;
f) intoxicações exógenas, por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados;
g) lesões por esforços repetitivos (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT);
h) pneumoconioses;
i) perda auditiva induzida por ruído (PAIR);
j) transtornos mentais relacionados ao trabalho
e
l) câncer relacionado ao trabalho.
Como é o atendimento?
Uma equipe de profissionais qualificados faz um diagnóstico do estado de saúde do usuário. Constatada a relação da doença com o trabalho, ele é atendido no ambulatório de saúde do trabalhador ou e encaminhado a outros serviços especializados da rede SUS.
Que documentos levar?
Carteira de identidade
Carteira Profissional
Exames
Laudos
Atestados médicos relacionados com a doença ou o acidente de trabalho
comprovante de endereço.
O que o CEREST não faz?
Atendimento de emergência, exames: adimensionais, dimensionais, periódicos e de mudança de função, atestado de saúde física ou mental e/ou processos de insalubridade ou periculosidade.
Confira os Centro de Referencias (CEREST):
01 - CRST/ FÓ - ZONA NORTE
Endereço: Av.Itaberaba, 1210/1218 - Freguesia do Ó - São Paulo
02 - CRST/ LAPA -- ZONA OESTE // REGIONAL
Endereço: Rua Cotoxó, 664 - Pompeia - São Paulo - SP
03- CRST/ MOOCA - ZONA LESTE
Endereço: Av. Paes de Barros, 872 - Mooca - São Paulo
04- CRST/ SANTO AMARO - ZONA SUL
Endereço: Rua Adolfo Pinheiro, 581 - Santo Amaro - São Paulo
05 - CRST/ ANDRÉ GRABÓIS / SÉ - CENTRO
Endereço: Rua Frederico Alvarenga, 259 - 5º and. - Centro - São Paulo
UGT - União Geral dos Trabalhadores