23/07/2013
23/07/2013
Lembrando os 30 anos da Greve Geral de 1983, a Comissão Nacional da Verdade e o Coletivo Sindical (formado por um conjunto de centrais sindicais) promoveram, na manhã desta segunda-feira (22), em São Paulo, o ato público: A Verdade e a Memória dos Trabalhadores - Por Justiça e Reparação.
O evento , que contou com o apoio da União Geral dos Trabalhadores (UGT), CGTB, CSB, CSP- Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical e Nova Central, lotou o auditório do Sindicato Nacional dos Aposentados.
É um ato importante para relembrar a história e nunca esquecer daqueles que morreram lutando em prol da democracia do nosso País", relata Djalma Bom, durante seu discurso.
Domingos Fernandes - contou um pouco de sua história de lutas e enfatizou que a entrada das centrais sindicais e a organização da classe trabalhadora na comissão da verdade trará para ela e para a sociedade um pouco mais de verdade sobre o que aconteceu.
José Luiz Del Roio - enfatizou que a luta contra o regime militar não foi apenas uma luta da classe estudantil, mas a classe trabalhadora também foi muito afetada "Pouco se fala da luta da classe trabalhadora para o processo de redemocratização do país".
Houve uma homenagem a José Ibrahin ao final do evento, quando foi exibida a gravação de sua ultima participação de uma reunião da comissão da verdade, no qual relata sua atuação na greve de 68 "Naquele momento nós trabalhadores sentíamos que o golpe foi contra nós também", dizia o sindicalista.
por Fábio Ramalho - UGT"
UGT - União Geral dos Trabalhadores