UGT participa de Conferência sobre política externa

21/07/2013

O Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GRRI), organizador da Conferência, reuniu pessoas que estudam a política externa e atuam no campo das relações internacionais, entre os dias 15 e 18 de julho, no evento intitulado Conferência Nacional "2003-2013: Uma nova política externa".

Representando a UGT - União Geral dos Trabalhadores, participaram da Conferência, o Secretário de Relações Internacionais para as Américas, Sidnei de Paula Corral e a Assessora, Marina Silva.

A Conferência se realizou na UFABC - Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo e foi constituída por painéis, debates e mesas simultâneas das quais participaram governantes, lideranças políticas, dirigentes sindicais, acadêmicos, representantes de organizações sociais e estudantes.

Teve como objetivo refletir sobre a política de relações exteriores do Brasil, em um mundo mergulhado em profunda crise econômica, mudanças geopolíticas e pelo enfraquecimento dos organismos multilaterais. Além disso, foi pauta a cooperação internacional, a aproximação com os países da América Latina e África e a governança global.

As relações internacionais, de forma inédita, passaram a fazer parte explícita da agenda política interna do Brasil nos últimos anos e o governo federal seu agente principal estabeleceu novas prioridades no cenário mundial. O período caracterizou-se também pelo aumento do ativismo internacional de setores do mundo político, empresarial, sindical, acadêmico, cultural e social."