Indonésios avaliam a experiência vivida na UGT ao longo da semana

07/07/2013

05/07/2013
Neste último dia de trabalho, a Central Sindical da Indonésia (KSBSI) e a Confederação de Sindicatos Cristãos da Bélgica (CSC) apresentaram a avaliação que fizerem destes cinco dias que passaram no intercâmbio promovido pela Secretaria de Relações Internacionais da União Geral dos Trabalhadores (UGT), na sede da Central brasileira, em São Paulo.
Mônica da Costa Mata Roma, secretária adjunta de Relações Internacionais disse que a experiência de receber os companheiros da KSBSI na UGT foi extremamente gratificante.
Não imaginávamos que com apenas uma semana de intercâmbio nos identificaríamos tanto com as lutas uns dos outros, e que essa identificação nos traria estratégias tão importantes quanto as traçadas aqui. Foi um ótimo início de cooperação entre a UGT e a KSBSI para lutar por um meio ambiente de qualidade para nossos trabalhadores e trabalhadoras", afirma Mônica.
Stjin Sintubin, representante da CSC, disse que a expressão dos indonésios deixa claro que eles ficaram bastante satisfeitos com o intercâmbio, tanto é que eles fizeram três ou quatro páginas de anotações de boas práticas do que aprenderam com a experiência brasileira para que sejam aplicadas na Indonésia.
Ele afirma ainda que gostou muito de saber um pouco mais sobre as redes que a UGT está inserida para discutir empregos verdes e mudanças climáticas. "Vimos que a UGT participa na formação de redes amplas em diferentes organizações e instituições, trabalhando com aqueles que não tem teto, os catadores, empresários e governos porque percebem que estas mudanças climáticas integram muitos assuntos, desde os financeiros até a criação de bons empregos", afirmou Stjin.
Togar Marbun, secretário geral do sindicato indonésio, confirma as impressões de Stjin. Ele revela que adorou a experiência e que ficou surpreso com o nível de consciência dos brasileiros com relação à reciclagem e a reutilização, principalmente no que diz respeito ao tratamento dos resíduos sólidos.
O representante indonésio disse ainda que vão tentar adaptar à realidade da Indonésia as boas práticas aprendidas na UGT nos últimos dias. E acredita que isto não será difícil, pois, segundo ele, o povo dos dois países são muito parecidos. "Temos um estilo de vida muito semelhante, somos dois povos que tem atmosfera muito calorosa, estamos aqui há uma semana e já estamos entrosados, amigos até", confirma Togar que acrescenta ainda que certamente voltará ao Brasil para poder aprender mais.

Por Giselle Corrêa, da redação da UGT"