UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

I Seminário de Segurança Pública da UGT do Espírito Santo


03/07/2013

02/07/2013
Cerca de 100 agentes de Guardas Municipais de oito municípios (das 11 existentes) do Estado do Espírito Santo participaram na última sexta-feira (28) do I Seminário de Segurança Pública da União Geral dos Trabalhadores do Espírito Santo - UGT/ES, no auditório do Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória. O evento teve como principal objetivo mostrar a importância da participação das Guardas Municipais e Agentes de Trânsito nos Sistemas de Defesa Social dos diversos municípios.
O Seminário contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Pedro VallsFeu Rosa, do chefe da Delegacia de Polícia Civil de Trânsito, Delegado Fabiano Contarato, e do especialista em Segurança Pública do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos, professor Dr. João Alexandre dos Santos.
Durante a abertura foi ressaltada a importância de eventos como este para a valorização das guardas. Foi lembrada ainda a falta de eventos na área de segurança pública que tenham efetiva participação dos guardas municipais. O Desembargador Pedro Valls Feu Rosa sugeriu que fosse realizado um evento, coordenado pela UGT/ES, com as Guardas Municipais, Delegacia de Trânsito, Polícias Civil e Militar e Tribunal de Justiça, onde pudesse convidar os juízes, guardas municipais e policiais, com o objetivo de unificar lutas como, por exemplo, pela Paz no Trânsito". O desembargador solicitou ainda que fosse preparado um documento esclarecendo todas as necessidades e apontando as estatísticas a fim de distribuir para o pleno do Tribunal de Justiça e encaminhar para votação de uma forma mais eficiente e cirápida, para a criação de mais varas específicas de crimes de trânsito no Espírito Santo.
No Seminário foram realizadas as palestras "Os desafios do Trânsito nas Cidades e sua Relação com os Agentes de Trânsito e Guarda Municipal"
"A Regulamentação Federal das Guardas Municipais: Avanços e Retrocessos"
"Os Cinco Desafios das Guardas Municipais no Brasil"
entre outros.
Para a guarda municipal de Anchieta, Lilian Bérgami, a discussão foi um ponto de partida para a conquista de melhorias na categoria. "O Seminário das Guardas Municipais do Estado foi um evento de grande valia para trazer organização, estruturação e conformidade legal eficiente em nossas atitudes, consideradas fundamentais dentro do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social", contou Lilian.
O evento ainda discutiu a importância das Guardas Municipais e relacionou os projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional e suas reais consequências. Para o especialista em Segurança Pública do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos, professor João Alexandre dos Santos, este Seminário foi um marco da efetiva presença dos municípios e das guardas municipais na proteção da sociedade e no fortalecimento da Segurança Pública Brasileira. "O momento de insegurança que o nosso país atravessa ultimamente tornou-se vital a participação da sociedade nas ações políticas de prevenção ao crime e a todas as formas de violências", finalizou o professor.
Durante o evento a UGT/ES homenageou o Desembargador Pedro Valls Feu Rosa e o chefe da Delegacia de Polícia Civil de Trânsito, Delegado Fabiano Contarato com uma placa por seus serviços prestados visando a promoção da cidadania ao povo capixaba. "Esse é um dos papéis da UGT/ES servir de canal para aproximar os trabalhadores e o povo em geral dos poderes constituídos e se apropriar de seus instrumentos, isso é cidadania!", concluiu Ari George Siqueira, presidente da UGT/ES.
Fonte: UGT-ES"


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.