Intercâmbio sobre meio ambiente na sede da UGT

01/07/2013

Para discutir os temas relacionados ao meio ambiente e trocar experiências sobre a sustentabilidade do planeta, aquecimento global, mudanças climáticas e a importância das práticas sindicais neste contexto, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), através de sua Secretaria de Relações Internacionais recebe a Central Sindical da Indonésia (KSBSI) e a Confederação de Sindicatos Cristãos da Bélgica (CSC).
O intercâmbio entre os três países iniciado na manhã desta segunda-feira (1º), na sede da UGT, em São Paulo, terá duração de uma semana com programação internas, onde a UGT apresentará os panoramas sindical, político, econômico e social brasileiro e fará algumas visitas externas para que os convidados conheçam de perto algumas experiências brasileiras, como por exemplo, a primeira cooperativa de catadores de materiais recicláveis do país.
Na abertura o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, falou da relevância desta troca de experiências, que poderá sinalizar caminhos importantes para os países e contribuir com a melhoria de vida da população mundial. Este espaço propicia a reflexão e o debate para que busquemos, juntos, o caminho para a proteção não somente do meio ambiente, mas também para o ambiente do trabalhador neste processo".
Patah falou, ainda, deste momento especial que o Brasil está vivendo com as manifestações ocorridas nas ruas do país nas últimas semanas e contou que as centrais farão uma grande mobilização no próximo dia 11 de julho. "Aproveitem este momento e levem a reflexão do povo brasileiro que é gentil e hospitaleiro, mas consciente de que podemos nos tornar um país melhor". Depois disto, o presidente da UGT falou sobre as mudanças climáticas como um fenômeno que vem afetando o mundo inteiro, especialmente a região da Indonésia.
Togar Marbun, secretário geral da KSBSI, agradeceu a oportunidade e a recepção da UGT e disse que acredita que este encontro será muito enriquecedor e que espera levar aos indonésios as melhores práticas brasileiras para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.
Stijn Sintubin, representante da CSC, contou que a Confederação belga realizará também o intercâmbio entre outros países para tratar de outras temáticas relevantes e bastante desafiadoras como a questão de gênero, trabalho doméstico, organização sindical nos países com altos índices de violência e sobre economia informal.
Para ambientar os convidados, Luiz Gustavo Walfrido Filho, secretário da juventude da UGT, apresentou um panorama geral sobre a conjuntura política, econômica, social e sindical brasileira.
No período da tarde, Domingos Fernandes, do comitê de sustentabilidade da UGT, Iván Gonzales, coordenador político da Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), Maria Emeninta, representante da KSBSI e Stijn Sintubin, representante da CSC apresentaram um histórico sobre meio ambiente e as mudanças climáticos do Brasil e da Indonésia e sobre a interferência destas alterações na vida da população.
Por Giselle Corrêa, da redação"