Fique de Olho nº 32: Quando R$ 0,20 não é um assunto de finanças

20/06/2013

Quando R$ 0,20 não é um assunto de finanças
Um dia especial, que pode se transformar num mês especial ou num ano especial ou até num futuro diferente. As recentes manifestações ocorridas em todo o Brasil dão conta que a sociedade de alguma maneira se mobiliza para fazer valer seus reclamos. O aumento da tarifa de ônibus tem sua lógica, mas que a explicação oficial sobre sua necessidade parece que motivou as pessoas a reclamarem sobre o fato de não participarem das decisões. Para nós do movimento Sindical uma oportunidade de praticarmos o Sindicalismo Cidadão e nos aproximarmos das demandas da sociedade. É um momento de reflexão e de tentarmos minimizar estas questões. Foi também em junho, mas de 1968 que mais de cem mil pessoas saíram às ruas no Rio de Janeiro e as palavras de ordem foram muitas. Naquele tempo mal funcionava o telefone, mas as pessoas aparecerem de todos os lugares.
Depois daquela manifestação o Brasil não foi mais o mesmo. Em dezembro daquele ano com a edição do Ato Institucional nº 5 a ditadura militar apareceu de direito" e durou 20 anos.
Podemos dizer que o Sindicato é uma associação estável e permanente de trabalhadores que se unem a partir da constatação de problemas e necessidades em comum. A necessidade comum parece que está nas ruas e é uma manifestação de cidadania. Os Sindicatos cada vez mais devem ocupar os espaços de dialogo social como forma de aproximação com a sociedade. É uma forma de atuação política e de cooperação. Afinal o movimento Sindical tem todas as condições de fazer acontecer, pois tem história para isto. Das lutas de 1968 do rio de Janeiro ficou o poema:
"Das lutas de rua no Rio
em 68, que nos resta
mais positivo, mais queimante
do que as fotos acusadoras,
tão vivas hoje como então,
a lembrar como a exorcizar?"
Parece que foi ontem...
Secretarias de Finanças"