11/06/2013
11/06/2013
A Convenção Coletiva 2013-2014 dos companheiros do ABC foi assinada, no dia 5 de junho passado, na sede do Sindicato das Indústrias de Panificação do Grande ABC. Além dos presidentes do nosso sindicato, Chiquinho Pereira, e do sindicato patronal, Antônio Carlos Henriques, esteve presente na cerimônia de assinatura o presidente da UGT, Ricardo Patah.
Esta cláusula contra a discriminação racial no trabalho tem todo o nosso apoio", ele afirmou, apontando o texto impresso da convenção. A cláusula, que é lei para os patrões, obriga a destinação de cota de 20% das vagas para trabalhadores afrodescendentes A regra também figura na convenção dos empregados no comércio de São Paulo, cujo sindicato Patah também preside. "Vim aqui compromissado. Agora sou um padeiro. A UGT estará presente em qualquer interlocução do setor com os poderes municipal, estadual ou federal", ele acrescentou.
Henriques lembrou das longas reuniões, que vararam noites até se chegar ao acordo, para afirmar que os sindicatos são "entidades políticas e não benfeitoras. Seremos bons, se tivermos sindicatos fortes."
Chiquinho Pereira, presidente do nosso sindicato, apontou que o desenvolvimento do setor de panificação, a cada dia que passa, exige mais responsabilidade dos sindicatos, sejam dos trabalhadores ou patronais.
Por Vicente Dianezi Filho, do Sindicato dos Padeiros e Confeiteiros de São Paulo"
UGT - União Geral dos Trabalhadores