Camara dos Deputados promove audiência pública sobre trabalho escravo

05/06/2013

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional promove audiência pública, hoje (5)) para avaliar o trabalho escravo de brasileiros no País e no exterior. A partir das 11h, no Plenário 3, da Cãmara dos Deputados, parlamentares, líderes sindicais, autoridades do Poder Executivo e representantes dos trabalhadores estarão reunidos para debater a questão. O requerimento para a realização da audiência é do deputado federal Roberto de Lucena (PV-SP), que também é vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
Segundo o Ministério do Trabalho, aproximadamente 4 milhões de brasileiros vivem no exterior, mas grande parte em situação irregular. Os principais destinos dos brasileiros são Estados Unidos, Paraguai, Japão e outros países da União Europeia.
Segundo o ministério, além das dificuldades de adaptação dos migrantes, aqueles em situação irregular sofrem ainda mais pela exploração, pelo medo de serem deportados e pela discriminação a que podem ficar sujeitos", diz o deputado Roberto de Lucena.

Além de representantes dos ministérios das Relações Exteriores e do Trabalho
e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), foram convidados para o debate: o presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah
o secretário-geral da Central Sindical das Américas (CSA), Victor Baez
e a diretora-executiva da Solidarity Center (EUA), Jana Silverman."