Bancários definem campanha salarial 2013/2014

29/05/2013

Dirigentes da FEEB/PR - Federação dos Bancários do Paraná, e do Sindicato dos Bancários de Maringá, (filiados à UGT), participaram do encontro dos bancários da Região Sul do Brasil para definirem a pauta da campanha salarial 2013/2014.

Durante o Encontro Interestadual de Dirigentes Bancários do Sul, realizado dia 23/05, em Bento Gonçalves (RS), foi definido que, em 1º de setembro, data-base da categoria, os salários deverão ser corrigidos pelo índice do INPC dos últimos doze meses (setembro/2012 a agosto/2013), mais aumento real de 5%. Sobre esta questão, a categoria ainda terá que aguardar o INPC de maio até agosto, para projetar o índice final a ser defendido nas negociações com os banqueiros.

O Sindicato de Maringá, presidido pelo companheiro Claudecir de Oliveira Souza, esteve representado por diretores dos segmentos bancos privados, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Em todas as oportunidades, foram defendidas as propostas recolhidas juntos aos bancários na base.

Ainda a plenária do encontro, que discutiu a pauta de reivindicações, presidida por Gladir Basso, presidente da FEEB-PR (filiada à UGT), ficou definido o rol de reivindicações desta campanha salarial 2013/2014, que tem os seguintes eixos: maior participação nos lucros e resultados (PLR)
contratação de mais bancários para atender à crescente demanda e acabar com as filas
fim do assédio moral e das metas abusivas dentro dos bancos
respeito à jornada de trabalho
maior segurança no ambiente de trabalho, entre outras propostas.

Ainda no Encontro Interestadual, foram ministradas várias palestras, entre elas, sobre questões econômicas, a cargo de Alex Leonardi, economista e técnico do Dieese Rio Grande do Sul e da Fetrafi/RS
sobre saúde e relações do trabalho e doenças mentais, com a psicóloga Stelamaris Zanatta Tizatto
sobre saúde e segurança bancária, com Dolores Sanches Wusnsch, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora do curso de especialização em Saúde do Trabalhador da UFRS
sobre questões do direito dos trabalhadores no ambiente do trabalho, com Ricardo Wagner Garcia, procurador do Ministério Público do Trabalho do RS.

A pauta de reivindicações dos bancários dos três estados do Sul, tirada no Encontro Interestadual em Bento Gonçalves, será apresentado e discutido no Pré-Encontro Nacional dos Bancários, que acontecerá dias 11, 12 e 13 de junho, em São Paulo, quando estarão em pauta ao Encontro Interestadual vai elaborar propostas tiradas nesses encontros regionais de todo País. Na sequência, a pré-pauta será submetida ao Encontro Nacional de Bancários, em Salvador, dias 4 e 5 de julho, quando será tirada a minuta nacional, que norteará as negociações do comando nacional bancário com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) nesta campanha salarial.

Fonte: Sindicato dos Bancários de Maringá