Morre jornalista Ruy Mesquita, diretor de O Estado de S.Paulo

21/05/2013

O diretor do jornal O Estado de S. Paulo, Ruy Mesquita, morreu nesta terça-feira (21) às 20h40, aos 88 anos em São Paulo, de acordo com informações do próprio jornal. 'Dr. Ruy', como era conhecido, estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde o dia 25 de abril, quando havia sido diagnosticado com um câncer de base de língua.

Começou no jornalismo em 1948 e foi redator e editor de Internacional em O Estado de S. Paulo até que em 1966 assumiu a direção do recém-criado Jornal da Tarde. A publicação, que foi considerada uma grande inovação na linguagem jornalística da época, fechou em 2012.

Foi o único jornalista brasileiro a entrevistar Fidel Castro logo após a Revolução Cubana. Foi um dos articuladores, ao lado dos militares, do golpe de 1964, ao qual passou a fazer oposição pouco depois.

Neto do fundador de O Estado de S. Paulo, um dos grupos mais tradicionais de mídia do País, Ruy comandava o jornal desde 1996, após a morte de seu irmão Julio de Mesquita Neto. Deixa a mulher, Laura Maria Sampaio Lara Mesquita, os filhos Ruy, Fernão, Rodrigo e João, netos e um bisneto.

O Estado de S. Paulo é o mais antigo jornal da capital paulista ainda em circulação. Além dele, o Grupo Estado, de propriedade da família Mesquita, também controla a empresa de classificados OESP Mídia, a agência de Notícias Agência Estado e as rádios Estadão e Eldorado.

Nota de pesar

A União Geral dos Trabalhadores - UGT, e os 7,5 milhões de trabalhadores que a entidade representa, manifestam seu pesar pela morte do jornalista Ruy Mesquita, um dos maiores defensores da Liberdade de Imprensa e da Democracia no País. Os trabalhadores brasileiros têm uma dívida de gratidão com o Dr. Ruy" que, nos anos mais sombrios da história do Brasil, no comando do jornal "O Estado de S.Paulo", manteve viva a chama da liberdade de expressão em defesa da verdade e dos direitos fundamentais da sociedade brasileira, não se curvando à sanha daqueles que tomaram de assalto a Democracia.

Ricardo Patah

Presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores"