Fundo de Garantia deve ter renegociação de dívida de R$ 8 bi

15/05/2013

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço deve aprovar hoje em reunião do conselho curador uma nova renegociação de dívida com agentes financeiros - exceto bancos - que contrataram recursos do FGTS até 1º de junho de 2001.

Segundo um técnico do governo, a dívida de 26 agentes financeiros com o FGTS já chega a R$ 8 bilhões. Esses agentes financeiros são entidades que estão em processo de liquidação, liquidadas ou que foram adquiridas por outras empresas. Um exemplo são as Companhias de Habitação Popular (Cohabs).

Para viabilizar o recebimento do dinheiro, conforme técnico do governo, o devedor agente terá, no momento da opção pela renegociação, uma redução das taxas de juros incidentes no empréstimo. Atualmente, a taxa efetiva desses contratos é de 6% ao ano e esse percentual cairia pela metade.

Além disso, conforme o técnico, a Caixa Econômica Federal poderá avaliar outras garantias para pagamento da dívida, além dos créditos homologados pelo banco público do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS). Por já estarem homologados pela Caixa, o técnico destacou que o FGTS não está recebendo créditos podres" para deduzir a dívida.

O técnico do governo explicou que, por alguns agentes financeiros com débitos com o FGTS estarem em liquidação, é preciso encontrar formas de agilizar o pagamento da dívida. Até porque, no caso de inadimplência, os empréstimos feitos com recursos do FGTS até 1º de junho de 2001 terão que ser bancados pela União. Já a partir de 2001, o risco é da Caixa.

Fonte: Valor"