Comércio da Grande São Paulo tem crescimento de 2,5% e chega a 1 milhão de trabalhadores

05/05/2013

O número de empregados formais no varejo da região metropolitana de São Paulo cresceu 2,5% em fevereiro, chegando a 1 milhão de trabalhadores. No mesmo mês de 2012, o comércio da região tinha 976,3 mil empregados, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Só a base do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores-UGT, reúne 450 mil trabalhadores.
O número de fevereiro representa, no entanto, uma redução de 7,2 mil vagas em comparação ao nível de emprego de dezembro. Para a entidade, o cenário econômico de inflação alta com estagnação econômica inibe os empresários na ampliação do quadro de pessoal. A pesquisa é feita com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.
É natural que os empresários do comércio fiquem mais cautelosos em fazer investimentos em seus negócios, até no aumento do seu quadro de funcionários, mesmo com as medidas pontuais que o governo vem tomando para estimular o crescimento interno", ressalta o estudo.
O saldo de empregados, número de admitidos menos os dispensados, em fevereiro, chegou a 772 trabalhadores, enquanto o índice de rotatividade alcançou 4,6%. Em fevereiro de 2012 o saldo foi 1,5 mil. No mesmo mês do ano passado foi registrado aumento de 4,1% no número total de empregados no varejo da metrópole paulistana.
Os setores que registraram queda no número de empregados em fevereiro deste ano foram o de vestuário e calçados, redução de 91 postos
eletroeletrônicos e eletrodomésticos (-85)
e lojas de departamento (-18).
Fonte: Agência Brasil"