10 mil pessoas prestigiam 1º de maio em Cariacica no Espírito Santo

03/05/2013

02/05/2013
A União Geral dos Trabalhadores do Espírito Santo (UGT-ES) reuniu cerca de 10 mil pessoas num ato político, festivo e de prestação de serviços neste 1 de Maio. O evento, que tradicionalmente é realizado com a participação de mais três centrais sindicais capixabas, a Força Sindical-FS/ES e Nova Central Sindical dos Trabalhadores - NCST/ES e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil CTB/ES, aconteceu em Cariacica, município da região metropolitana de Vitória/ES. O vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira, e o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, participaram do ato político e ressaltaram a importância das Centrais Sindicais, legítimas representantes dos trabalhadores, na mobilização da sociedade e na construção de políticas públicas para o Estado democrático.

O presidente da UGT-ES, Ari George, destacou a importância do evento. Estamos aqui para falar das vitórias alcançadas e convocar os trabalhadores e trabalhadoras para lutarem por mais direitos e dignidade", comentou. Ari, ainda afirmou que o governo federal precisa acatar o desejo dos trabalhadores(as) do Brasil pelo fim do Fator Previdenciário, " é uma demanda da nacional, temos que por fim a esse 'cancro' que corri as aposentadorias daqueles que constroem esse País", falou ainda que a redução da jornada de trabalho para 40 Horas semanais não pode ser esquecida, "temos que intensificar a luta pela redução da jornada de trabalho sem redução dos salários, isso significa qualidade de vida para o trabalhador que vai poder estudar e se qualificar cada vez mais". A conquista da regulamentação do trabalho doméstico foi outro tema nacional destacado por Ari, "a profissionalização do trabalho doméstico é uma conquista importante, mas sua regulamentação é fundamental, direitos como FGTS, Seguro Desemprego e outros têm que ser igualmente regulamentados, afinal, não podemos ter no Brasil trabalhadores de segunda categoria". No âmbito estadual, o presidente da UGT-ES, Ari George é taxativo: "queremos a efetiva participação dos trabalhadores, através das centrais, no Fórum de Desenvolvimento do Estado. Não existe cabimento para se ter um Fórum de Desenvolvimento e um Fórum do Trabalho, porque sem o trabalho não existe desenvolvimento em lugar nenhum. E mais, não abrimos mão de um salário mínimo regional para o trabalhador capixaba".
O vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira, junto ao prefeito de Cariacica, o Juninho, e ainda do secretário de Estado do Trabalho do Espírito Santo, Jadir Pella, além de diversos vereadores e demais autoridade, após visitarem os stand´s de serviços, também discursaram. "É momento de reconhecer a luta dos trabalhadores através das organizações sindicais e a importância da contribuição dos trabalhadores para edificação do país que temos hoje. Além também de comemorar avanços graças à capacidade dos trabalhadores organizados", relatou o vice-governador Givaldo. "Para o município de Cariacica é de extrema importância receber esse grande evento. O 1 de maio é um marco na história dos trabalhadores. E aqui estamos nós, confraternizando e democratizando o acesso aos serviços públicos, e sobretudo reconhecendo a força da participação das Centrais Sindicais dos trabalhadores no desenvolvimento do Espírito Santo, e mais precisamente, em Cariacica, que ao receber esse 1 de maio de abraços abertos, assina seu compromisso com a mudança, com a transformação na relação com os trabalhadores e sua participação nas decisões políticas desse município", finalizou o prefeito Juninho.
O evento contou com a participação de equipes das secretarias de Saúde, de Cidadania e Trabalho, de Meio Ambiente e do PROCON, da Prefeitura de Cariacica, na prestação de vários serviços à população. Para a criançada, muita brincadeira e arte educação.
Após o ato político a moçada pode participar do show gospel de Magela, e cair no samba com as apresentações das bandas de pagode Disfarce, Pele Morena e Pique Novo, e ainda com a bateria da Escola de Samba Boa Vista, de Cariacica.
Fonte: UGT Espírito Santo"