Qualificação profissional marca os 19 anos do SINTRAG-PR

18/04/2013

O SINTRAG- Sindicato dos Trabalhadores Gráficos em Jornais e Revistas do Estado do Paraná (filiado à UGT) festejou seus 19 anos de fundação. A comemoração aconteceu na tarde des sa quarta-feira, (17/04), na sede do sindicato, em Curitiba, (PR) e foi prestigiada por personalidades do meio sindical e político do estado. Dentre os presentes estava o representante da UGT-PARANÁ, Rogério Kormann, a vice-prefeita de Curitiba e secretária do Trabalho e Emprego, Miriam Gonçalves, o superintendente no Paraná do Ministério do Trabalho e Emprego, Neivo Beraldin, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria do Estado do Paraná, Luiz Ary Gin, o representante da prefeitura de Campo Magro (PR) César Bassani , e o dirigente sindical Valter Cesár, diretor da UGT-PARANÁ e presidente da Fotrapar.

Um dos principais eixos dos discursos homenageando os 19 anos de atuação do SINTRAG foi quanto à formação e qualificação profissional. A secretária Mirian Gonçalves e o superintendente Neivo Beraldin reconheceram os esforços do sindicato na promoção de cursos profissionalizantes e na preocupação do sindicato pelo bem-estar de seu quadro associativo e de toda categoria.

O representante da prefeitura de Campo Magro, Cesar Bassani lembrou que desde sua fundação, em 1994, o SINTRAG sempre teve um importante papel para os trabalhadores gráficos, não apenas no ambiente de trabalho, mas em todos os momentos da vida dos trabalhadores. Prova disso acontece hoje, com o SINTRAG mantendo a tradição de apresentar em sua festa de aniversário os formandos dos diversos cursos oferecidos gratuitamente pelo sindicato a todos seus associados e dependentes".

O presidente do SINTRAG, José Carlos Xavier, o ' Carlinhos Xavier', emocionado falou dos tantos momentos de dificuldades enfrentados pelo sindicato e das muitas vitórias conquistadas ao longo desses 19 anos. " A indústria gráfica se modernizou, diversas máquinas e equipamentos foram desenvolvidos ao longo desses anos, mas temos de lembrar sempre que para operar esse maquinário, sempre haverá as mãos de um trabalhador gráfico. Por isso estamos cada vez mais fortes e unidos", destacou Carlinhos Xavier.

O presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi enviou as saudações da central ao SINTRAG, lembrando que as ações sindicais formam um importante elo entre nosso presente e o futuro das gerações de trabalhadores. "Ao promover cursos técnicos e de qualificação, o SINTRAG mostra sua visão de futuro, onde haverá cada vez mais uma concorrida disputa por profissionais preparados e com visão global de mercado", disse Rossi.

Integrando as festividades de aniversário foram entregues certificados de conclusão dos cursos de inglês e espanhol disponibilizados gratuitamente pelo SINTRAG aos seus associados e dependentes. Um dos destaques foi o aluno Arthur Rodrigo Maneira, que após concluir o curso de inglês, tornou-se professor numa das mais consagradas escolas de idiomas do país. Arthur fez questão de lembrar que "essa grande oportunidade na minha vida só foi possível graças ao SINTRAG , com essa oferta dos cursos de idiomas, onde pude estudar gratuitamente e ter uma qualificação diferenciada".
Fonte: UGT Paraná"