Trabalhadores realizam ato contra os altos juros

17/04/2013

As centrais sindicais brasileiras, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical (FS), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) se reuniram em protesto contra a alta taxa dos juros. A manifestação foi na manhã desta quinta-feira (17), em frente à sede do Banco Central, em São Paulo.
O ato acontece no mesmo dia em que o Comitê de Política Monetária (Copom) decidirá sobre as novas taxas da Selic - sigla formada pelas iniciais de Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, que é a taxa referencial de juros no Brasil.
Canindé Pegado, Secretário Geral da UGT, contou que o ato é o resultado da união de ações das centrais em torno da luta pela redução dos juros, porque a mudança da Selic atinge diretamente o povo brasileiro.
Pegado explicou, ainda, que há duas correntes dentro do Governo Federal, uma que é chamada de monetarista e que quer controlar a inflação através de juros altos e, a outra, defendida pelas centrais, que é a corrente desenvolvimentista, que luta pelo crescimento do PIB, porque desta maneira gera crescimento ao país, com geração de empregos e renda e, consequentemente, melhoria de condições de vida da população.
Não podemos ficar indiferentes, se os juros aumentarem haverá uma recessão, porque com o aumento dos preços, a população consumirá menos. Juros alto nunca foi remédio para conter a inflação em nenhum país do mundo. Nossa prioridade é o crescimento do PIB que gera melhoria na condição de vida". Afirma Pegado.
Para Marcos Afonso, secretário de imprensa da UGT, a data de hoje é um dia histórico para o movimento sindical brasileiro. As quatro centrais se unem, mais uma vez, num ato unificado e solidário para mostrar à sociedade e ao governo a posição dos trabalhadores, que "querem maiores investimentos, ampliação do mercado de trabalho e melhoria significativa na remuneração salarial", finaliza Marcos Afonso.
Giselle Corrêa, da UGT
Clique aqui e veja mais imagens"