Diversidade Humana da UGT integra Conselho de Honra do Cedine no Rio

12/04/2013

No dia do 45º aniversário de morte do ativista Martin Luther King (4 de abril) e 125 anos após a Abolição da Escravatura, o Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine) elegeu conselheira a secretária da Diversidade Humana da União Geral dos Trabalhadores (UGT), nacional e do Rio de Janeiro, Ana Cristina Duarte dos Santos Duarte.
A cerimônia aconteceu na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), no Centro do Rio. Convidada pelo presidente do Cedine, Paulo Roberto dos Santos (Paulão), para integrar a mesa, a representante da UGT transmitiu para os convidados informes relativos à Conferência Nacional da Igualdade Racial, programada para novembro, e sobre as preparatórias estaduais e municipais que aguardam assinatura da presidente Dilma Rousseff para definição dos calendários de atividades.
Convidada para integrar o Conselho de Honra do CEDINE, Ana Cristina dos Santos Duarte foi aclamada por todos. Na sua opinião, esse espaço vai garantir à UGT maior força no encaminhamento das demandas da classe trabalhadora no tocante a questão racial, ao trabalho decente. Além disso", completa ela, "a aproximação com os movimentos sociais é de suma importância para a nossa central".

Integraram a mesa de cerimônias, além do anfitrião Paulão, as conselheiras Cristina, Eked Maria Moura e a presidente da Comissão das Mulheres Maria Alice Santos. Órgão vinculado ao governo do estado do Rio de Janeiro, o Cedine é composto pelas seguintes instituições:
Associação Brasileira de Imprensa - ABI
Associação das Comunidades Quilombolas - ACTERJ
Associação Éticas Raízes
Associação das Comunidades Quilombolas - ACQUILERJ
Casa do Artista Plástico Afro Brasileiro - Capa
Círculo Olympio Marques - Colymar
Conselho Estadual das Entidades Negras do Interior - Cenierj
Fórum Estadual das Mulheres Negras - FEMNEGRAS
Instituto de Pesquisa da Cultura Negra - IPCN
Movimento Martin Luther King - Marking Jr.
Personalidade Negra
Renascença Clube
Representações partidárias: PT, PMDB e PDT
Representações universitárias: UERJ, Cândido Mendes e Estácio de Sá