Roberto Santiago chama general para# explicar espionagem contra sindicatos

12/04/2013

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (Ctasp), aprovou o requerimento 230/13, que convida o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), general José Elito de Carvalho Siqueira e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Wilson Roberto Trezza para prestarem esclarecimentos sobre a suposta espionagem aos sindicalistas do Porto de Suape, em Recife (PE).
Durante a reunião alguns parlamentares chegaram a sugerir uma visita até o gabinete do general, mas o presidente da Ctasp e vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), deputado Roberto Santiago (SP) foi incisivo ao dizer que a lei deve servir para todos. Quem não deve não teme. O general tem que vir prestar contas, e depois dessa prestação de contas se não nos convencer vamos pedir a demissão dele".
De acordo com a matéria publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, o general e o diretor montaram uma operação para prever uma possível greve no porto como forma de protesto à Medida Provisória 595, que retira dos estados autonomia para realizar licitações de novos terminais de carga.
"Não quero que o general fique bisbilhotando movimentos populares. A democracia é para ser preservada. Na minha terra, o ditado é que pau que bate em Chico bate em Francisco", pontuou Santiago.
O autor do requerimento, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), diz que a denúncia é grave e revela a atitude antidemocrática do governo. Por fim, Santiago afirma que "se o general não se manifestar até quarta-feira, o deputado Paulinho vai entrar com um requerimento para que seja votada a convocação" , finalizou."