UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

CONTEC reúne-se com o Santander e cobra soluções para vários problemas


09/04/2013

09/04/2013
A COE/CONTEC reuniu-se com o Santander na última sexta-feira (05/04) para continuar as discussões das questões específicas dos funcionários do banco, uma vez que na última reunião, ocorrida no dia 20 de março, muitos assuntos haviam ficado pendentes de uma resposta por parte da empresa.
No início da reunião foi feita uma apresentação do sistema de ponto eletrônico pela área de Estrutura de Recursos Humanos. Segundo o banco, o sistema atende as exigências da Portaria nº 373 do Ministério do Trabalho e Emprego, sendo seguro e inviolável, ou seja, não é passível de fraudes e adulterações. Questionados sobre a impressão das marcações, os representantes do banco informaram que através do Portal RH é possível verificar as marcações e também imprimi-las. A COE/CONTEC não encontrou indícios de que o sistema possa ser burlado, mas acompanhará atentamente a questão e caso encontre alguma irregularidade acionará o Ministério do Trabalho e Emprego.
Sobre a falta de funcionários, o banco espanhol alegou que está fazendo contratações e que metade dos desligamentos ocorridos neste ano foram a pedido. Ainda segundo o banco, as demissões ocorridas encontram-se dentro da rotatividade do mercado.
O Santander informou ainda que serão abertas em abril e maio dezenove agências no segmento Santander Select, cujo atendimento é personalizado. Até o final deste ano mais sessenta dessas unidades também serão abertas dentro do espaço físico das agências já existentes. Para estas novas agências serão abertas 273 vagas para a concorrência dos funcionários. Caso as vagas não sejam supridas pelo quadro funcional, serão buscados profissionais no mercado. Os representantes da COE/CONTEC reafirmaram que a falta de funcionários é gritante e que há sobrecarga de trabalho nas agências, exigindo a imediata contratação de mais trabalhadores.
Indagado sobre os boatos a respeito da extinção dos cargos de coordenador e caixa, o banco negou que tais fatos ocorrerão e que estes boatos não procedem.
As campanhas-relâmpago também foram alvo de questionamentos por parte da COE/CONTEC, já que se acumulam com as já existentes e em muitas vezes são inatingíveis, só servindo para trazer mais stress para os funcionários. O Santander argumentou que tais campanhas continuarão existindo, mas que irá apurar como as mesmas estão sendo conduzidas pelos gestores. O Movimento Sindical também fará um acompanhamento deste assunto e denunciará ao banco casos de abuso.
Os representantes dos funcionários também denunciaram que os caixas continuam sofrendo pressão para o cumprimento de metas e exigiram o fim da cobrança para os ocupantes destes cargos. Devido às inúmeras denúncias recebidas, o banco irá emitir um comunicado interno coibindo esta prática e também afirmando que os caixas não deverão ser avaliados pela venda de produtos, pois sua função é atender e não vender. O texto do comunicado passará primeiro pelo crivo da COE/CONTEC.
Foi reivindicada também a reavaliação das metas para as Agências Expansão, devido à sobrecarga de trabalho ocasionada pela falta de funcionários. O banco alegou não ser possível interromper a programação para o ano de 2013, mas que reavaliará algumas das metas propostas.
Finalizando a reunião, a COE/CONTEC pediu explicações a respeito da terceirização nas homologações. O banco informou que foi contratada a empresa Medei para atendimento em todo o Brasil e que doravante esta empresa representará o banco junto aos Sindicatos e ao Ministério do Trabalho e Emprego. Nenhum funcionário representará mais o banco nas homologações.
Na segunda quinzena de maio ocorrerá mais uma rodada de negociação, com a discussão dos seguintes temas:
a) Isenção de tarifas e taxas de juros diferenciadas para funcionários e aposentados;
b) Reuniões diárias;
c) Campanha de abertura de contas nas Universidades.
Participaram da reunião pela COE/CONTEC os seguintes dirigentes: Israel Coelho-SEEB Maringá/PR
Leite Amorim-SEEB Amazonas/AM
Sílvio Sene (Biriba)-SEEB Franca/SP
Denizar Paixão (Batata)-SEEB Franca/SP
João de Oliveira-SEEB São José dos Campos/SP e Marcos Vascon-SEEB Marília/SP.
Rogério Marques


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.