UGT-AM se prepara para o fórum de meio ambiente em junho

07/04/2013

UGT Amazonas e a Central Sindical Cristã (CSC) da Bélgica preparam ações do trabalho decente voltadas para o meio ambiente

A União Geral dos Trabalhadores no Amazonas (UGT-AM), foi escolhida como a entidade classista para desenvolver o projeto piloto das ações de promoção ao trabalho decente para o ano de 2013 em todo o País. O projeto será desenvolvido em parceria com a UGT nacional e a Central Sindical Cristã Belga, que é uma referência internacional no assunto. Este ano, as ações terão como foco o meio ambiente.
No ano passado no Amazonas, a UGT realizou ações como seminário de qualificação, levantamento de crescimento das entidades sindicais, distribuição de panfletos com orientações e visitas às áreas onde atuam os atores da economia informal e sindicatos. As pessoas pensam que o trabalho decente é você trabalhar bem vestido num ambiente climatizado. E verificamos que não é só isso. O trabalho decente reflete uma remuneração digna e suas condições laborais, a não exploração do trabalho infantil e do trabalho escravo, a erradicação da discriminação, da homofobia e de todo tipo de discriminação", diz Nindberg Barbosa dos Santos, presidente da UGT Amazonas, ao avaliar as ações realizadas em 2012 no estado.
Nindberg afirma ainda que um dos principais problemas constatados nas atividades do Trabalho Decente realizadas no passado foi a exploração do trabalho infantil próximo aos semáforos das vias de Manaus. "Quando passamos nos cruzamentos constatamos que tem crianças fora das escolas. Crianças que estão tentando sobreviver e que tem em suas costas, o peso da responsabilidade de levar o sustento para dentro de casa. Isso é uma exploração praticada pelos pais, então tudo isso é o que tentamos combater", aponta.
O dirigente sindical adianta que desde o fim do ano passado até hoje o foco das ações vem sendo o meio ambiente. "Todo mundo pensa que meio ambiente é só a fauna e a flora. Não, o meio ambiente é onde o ser humano vive. E diante disso as pessoas estão trabalhando em locais insalubres, em locais periculosos", explica Nindberg. "E isso nos gratifica do ponto de vista sindical, principalmente, quando conseguimos reverter alguma dessas situações", completa ele.
Para o presidente da UGT Amazonas, o apoio da imprensa, de todas as mídias e de órgãos fiscalizadores como a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) tem sido importante para que as ações do trabalho decente possam chegar ao conhecimento da sociedade. "Precisamos ter essas instituições como parceiras, porque a partir disso começaremos a influenciar nas questões das políticas públicas para levar para todas as esferas governamentais (municipal, estadual e federal), os nossos projetos. O que queremos é que as pessoas tenham cidadania e dignidade", enfatiza.
Uma das primeiras ações do Trabalho Decente no primeiro semestre de 2013 foram as visitas ao interior do Estado. A primeira parada foi no município de Manacapuru, onde a entidade teve contato com catadores de resíduos recicláveis e que foi firmada uma parceria com a associação desses profissionais, a Prefeitura de Manacapuru por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e uma empresa de informática Grupo Sucesso que fez uma doação de duas bolsas de informática atendendo uma solicitação da UGT-AM. "Os catadores de Manacapuru estavam atuando dentro do lixão, conseguimos conversar com o secretário Daniel Guedes, que fez a substituição do local e disponibilizou um galpão, onde os catadores começaram a trabalhar", disse Nindberg.
A empresa de informática será responsável para qualificar os trabalhadores na área tecnológica. Segundo Nindberg, em junho já está programada a realização de um seminário como parte das ações do trabalho decente com o objetivo de capacitar e orientar os sindicalistas em relação às questões voltadas para o tema meio ambiente. "Então convocamos todos dirigentes sindicais e associados para que possam se engajar nesse novo desafio em fazer um trabalho decente também pelo meio ambiente." finalizou.
Fonte: UGT-AM"