05/04/2013
05/04/2013
A diretoria executiva estadual da UGT PARÁ, reunida na quarta, dia 3, com sindicatos, federações e associações filiados, deliberou pela concentração de trabalhadores e militância para uma manhã inteira de prestação de serviços de cidadania na Praça do Operário, em São Braz, nas comemorações alusivas ao DIA DO TRABALHO, 1º DE MAIO. É de lá que sairão todas as centrais sindicais em marcha pelas ruas da capital, em manifestação que se encerrará na Praça da República.
Todos os diretores e presidentes de sindicatos, federações e associações presentes concordam que, hoje, no Pará, a UGT é a maior central sindical, dotada de completa infraestrutura e pessoal capacitado, além de se manter com o mesmo propósito de quando ocorreu o Congresso de Fundação, com a diretoria nacional, de ser uma central sindical cidadã e comprometida com o meio ambiente, a sustentabilidade, além de promover qualificação profissional e participar dos grandes debates da sociedade, o que torna a instituição plural como integrante da sociedade civil organizada.
Durante a reunião de ontem, que lotou o auditório da sede estadual da UGT, o presidente Zé Francisco informou que atualmente a União Geral dos Trabalhadores é a terceira maior central sindical do Brasil reconhecida pelo governo federal e cuja atividade é constitucional. Ele, na ocasião, deu alguns informes, como a reunião de todos os presidentes das executivas estaduais, na UGT B rasil, em São Paulo, nos dias 29 e 30 deste mês, oportunidade em que serão tratados assuntos como os cursos de formação de nível nacional e estadual, além da participação da central na Organização Internacional do Trabalho.
Eleições sindicais
Zé Francisco também exortou a diretoria a participar ativamente das eleições de todos os sindicatos que estão com pleitos programados para este ano e disse que a união de todos por quaisquer das entidades, é que fará a UGT crescer e ter mais forças e poder de negociação junto às patronais, assim como, do governo, a exemplo do que está acontecendo agora com os policiais civis, que estão reivindicando aumento de 30%, enquanto o governo oferece apenas 9% para todo o funcionalismo.
Dessa reunião participou o sindicalista Rubens Teixeira, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Pará - SINDPOL, que se filiou recentemente à UGT e recebeu, de Zé Francisco, sob aplausos da assembleia, o kit com todo o material da central sindical, como camisa, boton, caneta, livro com a história dos 100 anos de sindicalismo no Brasil, vídeo institucional, revistas e jornais da UGT. O SINDPOL tem recebido o apoio incondicional da UGT no sentido de reforçar a luta nas negociações com o governo e Zé Francisco informou que o momento de uma reunião ordinária era propício para apresentar a todos o presidente do novo sindicato.
O presidente estadual da UGT também informou que o Sindicato dos Fotógrafos, finalmente, recebeu a carta sindical e agora é um sindicato plenamente validado. O sindicato funciona provisoriamente em uma sala na sede da UGT Pará, à Alameda José Faciola, 262, no bairro de Nazaré, em Belém.
Fonte: UGT Pará
UGT - União Geral dos Trabalhadores