UGT é homenageada pelos trabalhadores terceirizados do SINDEEPRES

04/04/2013

O Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mao de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo (SINDEEPRES), filiado à União Geral dos Trabalhadores (UGT), realizou um seminário sobre os 20 anos de Terceirização no Brasil". O evento aconteceu, na última terça-feira (03), no Congresso Nacional, em Brasília, em parceria com a Comissão de Legislação Participativa (CLP).
Na ocasião, o SINDEEPRES enalteceu o trabalho e a luta da UGT em prol da categoria, homenageando dois importantes companheiros da central, Ricardo Patah, presidente da UGT que estava representado por Canindé Pegado, Secretário-geral, e Valdir Vicente, Secretário de Políticas Públicas. Ambos receberam das mãos de Genival Beserra Leite, presidente do SINDEEPRES, uma placa em reconhecimento às ações da UGT para com os trabalhadores terceirizados.
Pegado parabeniza a realização do seminário e fala da importância do SINDEEPRES dentro do movimento sindical e da UGT, ressaltando que a entidade "representa uma categoria com muitos trabalhadores na base, e em diversas atividades que, muitas vezes, proporciona o acesso ao primeiro emprego, abrindo as portas do mercado de trabalho ao jovem brasileiro", conclui Pegado.
Para Valdir Vicente, o SINDEEPRES desenvolveu uma boa infraestrutura, construindo 18 sedes em diferentes regiões do estado de São Paulo, oferecendo prestação de serviços, educação e formação de qualidade para sua categoria. Além disto, ele enfatiza que este sindicato é bastante atuante nas ações jurídicas envolvendo os trabalhadores. "Se a empresa não pagar devidamente o trabalhador, o SINDEEPRES consegue através do Ministério Público ou da Justiça do trabalho fazer com que as faturas do tomador de serviços sejam bloqueadas para pagar os empregados", afirma Vicente.
Além das presenças das autoridades presentes, duas palestras marcaram o evento o evento que faz parte da agenda de comemoração dos 20 anos do SINDEEPRES. A primeira foi a do advogado Almir Pazzianotto Pinto, ex-ministro do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, que falou sobre a "Visão Jurídica da Terceirização". A segunda foi ministrada pelo professor e economista Marcio Pochmann, ex-presidente do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), que abordou o tema "Uma Visão Econômica e Social da Terceirização - Desafios e Oportunidades".
Um dos temas mais discutidos no encontro foi a necessidade de se criar uma legislação especifica para a categoria dos trabalhadores terceirizados com a criação de um projeto que não deixe o trabalhador de fora, que contemple sua pauta e suas necessidades. E Genival, presidente do SINDEEPRES, comemorou os avanços nas discussões ao longo do seminário. "Reunimos todos os atores que são importantes para que a regulamentação de uma lei para os terceirizados avance", ressaltou Genival.
De acordo com os dados do sindicato, o Brasil tem 8,2 milhões de trabalhadores terceirizados em todo o país e cerca de um milhão de temporários. E, atualmente, o setor emprega um trabalhador a cada quatro novos postos de trabalho.
Por Giselle Corrêa"