Na Tunísia UGT defende ampliação do Fórum Social Mundial

27/03/2013

Acontece na Tunísia, de 26 a 30 de março de 2013, o Fórum Social Mundial - FSM, que completa 13 anos de existência. No dia 25 de março, estiveram reunidos em Assembléia Sindical, Centrais de todas as partes do mundo, representando milhões de trabalhadores e trabalhadoras. Na Assembléia, discutiram-se os principais problemas relacionados ao mundo do trabalho, e a partir dos destes debates, elaborou-se uma Declaração Sindical, que será levada à Assembléia de Convergência ao final do FSM.

A UGT está representada pelas Secretarias de Relações Internacionais (Mônica Mata Roma) e Integração para as Américas (Cícero Pereira), além do assessor Gustavo Garcia. O FSM nasceu em contraposição ao Fórum Econômico de Davos, para buscar alternativas para um outro mundo possível e necessário, lema que o FSM carrega desde sua criação.

A UGT defendeu na Assembléia a necessidade de que o FSM não somente seja mantido como também ampliado e fortalecido, a partir das contribuições dos distintos representantes de trabalhadores ao redor do mundo. Entendemos que as organizações dos trabalhadores, por sua imensa representatividade e inserção política e social que possuem, podem contribuir de forma essencial para que o Fórum alcance resultados mais visíveis e permanentes.

Mônica Mata Roma, Secretária afirma que O FSM é um importante espaço onde podemos discutir e pensar um outro mundo. Somos parte da sociedade, e podemos portanto, incidir diretamente nas políticas sociais".

Já Cícero Pereira pondera que "A defesa do trabalho decente e de um mundo sustentável é essencial para que este mundo possível e necessário saia do simples debate e se torne real".

por Gustavo Garcia"