16/03/2013
16/03/2013
O Ministro da Pesca e Aquicultura, Senador Marcelo Crivella, participou, ontem (14), do encontro das lideranças de pescadores da UGT, no Auditório da Chácara Torre Forte, em Brasília/DF, que teve a presença destacada do Deputado Federal Roberto de Lucena (PV/SP), Vice-Presidente da União Geral dos Trabalhadores.
O evento também contou com a presença do Deputado Estadual Edson Araujo (PSL/MA), Presidente da Federação das Colônias de Pescadores do Maranhão
do Secretário-Executivo Brigadeiro, Atila Maia da Rocha
do Secretário-Geral da UGT do Distrito Federal, Sebastião Téo
do Dirigente da UGT do Ceará, Agenor Lopes da Silva, entre outros.
No encontro, que reuniu 250 lideranças de pescadores, o Ministro Marcelo Crivella pediu o apoio da UGT e de suas colônias de pescadores filiadas, para divulgar o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, lançado pela presidenta Dilma Rousseff com recursos de R$ 4,1 bilhões para financiar a indústria de pescado do país e apoiar os trabalhadores do setor.
O Plano prevê investimento em assistência técnica e extensão rural
desoneração da cadeia produtiva
modernização e renovação de embarcações
implantação de parques e áreas aquícolas em reservatórios brasileiros, e em parques marinhos
escavação de novos tanques para a produção de pescado
execução de 75 projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação
ampliação da inserção do pescado no Programa de Aquisição de Alimentos
e capacitação de profissionais para atuarem em todos os elos da cadeia produtiva.
De acordo com o ministro a meta é produzir 2 milhões de toneladas anuais de pescado até 2014, e de tornar o Brasil um dos maiores exportadores de pescado do mundo. Este plano vai beneficiar mais de 300 mil famílias de comunidades ribeirinhas e retirar 100 mil da linha da pobreza".
Durante o evento, os pescadores puderam debater o assunto com o Ministro e com todos os componentes da mesa em clima festivo e de confraternização.
O apogeu do encontro ocorreu quando o Ministro Crivella defendeu o fortalecimento das colônias de pescadores, federações de pescadores, confederações e centrais sindicais, com a contribuição sindical de R$ 30,00 (trinta reais) por pescador às entidades sindicais, momento em que foi aplaudido fortemente pelos presentes.
O Deputado Roberto de Lucena em pronunciamento comoveu a todos os presentes quando falou das suas origens e lembrou que seu pai foi pescador por toda a vida. "Inicialmente, pescador de peixes, e, depois, pescador de almas. Quando me dei conta disso, no decurso do 1º Congresso Nacional de Pescadores Artesanais e Aquicultores do Brasil, promovido pela União Geral dos Trabalhadores - a UGT -, na cidade de Praia Grande, no ano de 2011, emocionado, senti-me como quem estava vivendo um reencontro. E elegi a causa dos pescadores artesanais do Brasil como uma das principais causas da minha vida.
A partir daí, despertado o interesse, passei a acompanhar de perto a luta desse povo. São mais de 1 milhão de pescadores artesanais em todo o Brasil, com o devido registro geral de pescadores.
Essa é uma das profissões mais antigas do mundo. E, não obstante isso, a luta dessa gente. Sinto-me compelido a lutar sem cessar por esta categoria que honra e dignifica nosso país. Assegurou ainda, que o seu mandato e a UGT estão empenhados em defender, permanentemente, as pescadoras e pescadores do Brasil".
Em gratidão ao Ministro Crivella, o Deputado homenageou-o: "É um homem de fé e um homem de Deus, é um grande executivo. O Senador Crivella, nesta semana teve a oportunidade de chamar a imprensa e fazer um balanço, uma prestação de contas, desse seu primeiro ano à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura.
E quantos são os motivos que nós temos para celebrar e para comemorar! Os avanços que nós vivemos durante este ano. Especialmente, eu quero destacar o Plano Safra da Pesca e Aquicultura, lançado pela Presidenta Dilma, e mais recentemente o grande projeto que parece tão simples, mas o projeto da vida do pescador
que constrói, com recursos e na liderança do Ministério e com o apoio do Banco do Brasil
casas para o pescador, no modelo das casas populares que o Governo tem oferecido para o Brasil.
Eu quero aplaudir a Presidenta Dilma e quero aplaudir o Ministro Marcelo Crivella pelas iniciativas que têm tomado à frente dessa pasta e pela atenção que têm dado aos pescadores artesanais do Brasil"."
UGT - União Geral dos Trabalhadores