Dia da Mulher no evento da UGT-RJ na Central do Brasil

12/03/2013

Exaltação às mulheres russas que, já em 1917, promoviam manifestações por melhores condições de vida e trabalho. Exaltação às mulheres de hoje que, com muita luta, têm conseguido ampliar seus espaços de poder e de luta. O fim da violência doméstica. E flores, muitas flores para as mulheres que circulavam na tarde da sexta-feira, 8 de março, pela estação ferroviária Central do Brasil.

Desta forma, a União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ), através das secretarias da Mulher e da Diversidade Humana, celebrou o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial (21 de março).

Presidente da central que se consolida como a segunda maior no estado, Nilson Duarte Costa, fez questão de participar da programação, levando a sua mensagem de apoio e valorização à mulher.
Hoje é um dia especial, pois, mais uma vez, estamos aqui na Central do Brasil, para homenagear as mulheres que, em sua múltipla jornada, tem somado muitas conquistas", dizia ele, reafirmando o compromisso da UGT em fazer valer o direito da mulher.

De passagem pela estação de trens, Maria da Conceição falou sobre a importância da data: "O Dia da Mulher representa tudo pra mim pela luta que tive que foi muito grande. Representa, na verdade, um grande ganho pra todas nós, mulheres".

"Só Deus pode dimensionar o quanto temos sofrido para alcançar tudo o que hoje somos e podemos. Este dia representa muita coisa", declarou a trabalhadora Maria Sônia da Silva.

Para a secretária da Mulher da UGT-RJ, Fátima Maria Conceição dos Santos, a celebração do Dia da Mulher representa um momento de grande reflexão sobre as conquistas e o tanto que se tem a avançar. "Nossa caminhada é longa. Temos um compromisso com a nossa causa, mas principalmente, com aquelas mulheres que iniciaram essa trajetória de lutas no século passado
na época, um ato de grande ousadia", destacou ela agradecendo a presença de todos os companheiros ugetistas (homens, inclusive) que participaram da mobilização.

A data também foi comentada pela secretária da Diversidade, Ana Cristina dos Santos Duarte que ao abordar as diversas formas de violência sofridas pela mulher, lembrou o 21 de março (Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial). "Somos discriminadas pela nossa condição de mulher, pela nossa cor. Como consequência, temos menores salários, somos assediadas, violentadas... Temos que conhecer nossos direitos. Isso é o que fortalece nossa luta", finalizou ela."