Mulher Com Vida: 15 mil pessoas participaram das atividades #promovidas pela UGT e Sindicato dos Comerciários

11/03/2013

Em ação conjunta com o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) promoveu, nos dias 09 e 10 de março, no Vale do Anhangabaú, o evento Mulher Com Vida, em homenagem ao mês das mulheres.

Aproximadamente 15 mil pessoas passaram pela região central nesses dois dias de evento que foram divididos em duas etapas. No primeiro dia, ações sociais atenderam, principalmente, mulheres em situação de rua que precisavam tirar algum tipo de documento, cortar cabelo, medir pressão, fazer exames de diabetes, obesidade ou procurar emprego.

No segundo dia, um mega show com consagrados artistas animou a população presente ao ato.

Em seu discurso, Ricardo Patah, presidente da UGT, parabenizou todas as mulheres presentes e ressaltou que Mulheres Com Vida será uma ação permanente das entidades. Esta é uma ação incluir, principalmente as mulheres que estão às margens da sociedade e fazer com que os homens reflitam sobre todos os problemas que atingem as mulheres dentro e fora de seus lares".

Para Cleonice Caetano, Secretária Nacional de Saúde e Segurança do Trabalho das UGT esta é uma forma de as mulheres saberem que são cidadãs e de terem contato com a justiça do trabalho e com direitos humanos, até ara que elas saibam onde buscar os seus direitos. "Este é um evento que demonstra que podemos mudar a sociedade por meio da organização e assim tirar muitas mulheres da situação de vulnerabilidade".

A cantora Negra Li resumiu o evento Mulher Com Vida como uma oportunidade de reflexão em relação aos problemas sociais que vivem as mulheres e que, muitas vezes passam despercebidos. "Essa ação promovida pelo sindicato e pela UGT é fundamental porque no Brasil ainda existem muitas pessoas extremamente pobres e sem direito a educação, então acho que nós precisamos nos mobilizar para ajudar essas pessoas".

Diversas autoridades passaram pelo evento e expressaram todo seu apoio a ação de levar inclusão social e diversão nesse mês em que se comemora o Dia Internacional das Mulheres.

"A situação das mulheres na nossa sociedade seja de rua ou não precisa ser revista, pois elas não podem continuar sendo vítimas de violência dentro de casa. É muito importante esse tipo de evento até para a conscientização de toda a sociedade", Ari Friedenbach vereador.

Representando o prefeito Fernando Haddad, Denise Motta, Secretaria municipal de políticas para as mulheres, ressaltou que o evento que a UGT e o Sindicato dos Comerciários realizou, é importante porque além de proporcionar ações comunitárias que oferecem serviços médicos, odontológicos e de inclusão no mercado de trabalho, também visa à diversão, pois as mulheres realizam a dupla ou a tripla jornada de trabalho e precisam desse momento também.

Carlos Zaratini, deputado federal observou que a UGT e o sindicato dos comerciários estão dando o exemplo de que as ações sindicais não se restringem apenas a relação patrão empregado e que é preciso existir uma compreensão maior com a sociedade, isso acontece porque as entidades atuam não somente nas ações puramente sindicais, mas também na promoção da igualdade e da justiça em todo nosso país.

Por Fábio Ramalho - UGT / Fotos: FH Mendes

Mais imagens clique aqui"