Trabalhadores da Marisol Matriz em Santa Catarina entram em greve

08/03/2013

Os trabalhadores e trabalhadoras da Marisol Matriz entraram em greve manhã desta sexta-feira, dia 8. A decisão de paralisar foi tomada depois de duas assembleias promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Jaraguá do Sul e Região (STIV), filiado à UGT, nos dias 4 e 5 de março, em frente ao parque fabril da empresa. A decisão é dos trabalhadores e vamos apoiar até que a empresa resolva atender as reivindicações", afirma o presidente Gildo Antônio Alves. De acordo com o presidente a paralisação é resultado da intransigência da direção da empresa, que se negou a atender as reivindicações dos trabalhadores. Gildo lembra que foram feitas duas reuniões com os trabalhadores, quando foi elaborada a pauta de reivindicações, enviada à empresa. No entanto, não houve qualquer proposta por escrito ao Sindicato.

Entre as reivindicações estão "o tratamento digno por parte das chefias e gerentes, fim da produção excessiva, fim do assédio moral, fim das advertências sem motivo e aceitação de atestados fornecidos por outros médicos, que não sejam da empresa". Entre os principais problemas apontados pelos trabalhadores está o aumento de casos de LER/DORT, ambiente de trabalho nocivo à saúde (calor e barulho), falta de transparência no Programa de Participação nos Resultados e salários baixos. "O reajuste que queremos é de 15% retroativos a 1° de fevereiro", informa Gildo Alves.

Fonte: STIV"