Dirigentes da UGT-Paraná com a ministra da Cultura

01/03/2013

Dirigentes da UGT-PARANÁ estiveram com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, nesta última quinta-feira (28/2), em Curitiba. Ela veio à capital paranaense apresentar a trabalhadores e empresários a lei que institui o Vale-Cultura. O projeto de Lei, sancionado pela presidenta Dilma Rousseff no final de 2012, será regulamentado até o mês de junho e beneficiará trabalhadores contratados pelo regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), e que ganham até cinco salários mínimos (R$ 3.390,00).

Segunda a ministra, a expectativa é que a medida movimente mais de R$ 300 milhões na cadeia produtiva e cultural no segundo semestre de 2013. Porém, o maior entrave será convencer o empresariado da adesão ao benefício.

Pela UGT-PARANÁ, estiveram presentes o secretário Nacional de Assuntos Culturais da UGT, Jorge Leonel de Souza
o secretário dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo, Lairson Sena e o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi.

O secretário Nacional de Assuntos Culturais da UGT, avalia como positiva a iniciativa da ministra divulgar e debater com os empresários, trabalhadores e lideranças da área cultural a Lei que instituiu o Vale-Cultura. Mas Jorge Leonel (Jorginho), ressalta que somente através de muita negociação é que os sindicatos conseguirão implantar o benefício, pois, pela Lei, o valor de R$ 50,00 mensais, terá um desconto nos vencimentos dos trabalhadores de R$ 5,00 e a outra parte de R$ 45,00 paga pelo empregador. Como a adesão será voluntária, tanto da parte patronal quanto do empregado, cabem aos sindicatos fazerem uma ampla divulgação e pressão nas negociações coletivas, pois caso contrário, esse benefício jamais chegará nas mãos dos trabalhadores. Outro aspecto que precisa ser regulamentado é onde o trabalhador poderá usufruir do benefício, quer seja em teatro, cinema, aquisição de DVD´s, shows e até pagamento d e TV por assinatura", ressalta Jorge Leonel.

Os dirigentes da UGT-PARANÁ, aproveitaram a oportunidade e entregaram à ministra um exemplar da Revista da UGT e também a convidaram para visitar a central e divulgar o Vale-Cultura.

Fonte: UGT Paraná
Foto: Caio Medeiros / Sinpospetro"