SINECOFI recebe líderes sindicais internacionais e nacionais

01/03/2013

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Foz do Iguaçu (Sinecofi) e vereador Zé Carlos Neves recebeu na manhã desta quarta-feira, 27 de fevereiro, uma comitiva de líderes sindicais da Argentina, além de membros da UGT nacional (União Geral dos Trabalhadores) e UGT Paraná. Fizeram parte da reunião: Secretário de Relações Internacionais da Faecys ( Federação Argentina de Empleados do Comercio e Sevicios) e membro da UNI-Global Union, Ruben Cortina
Subsecretario da Faecyz, Mario Amado
secretário geral do sindicato dos comerciários de Missiones (Puerto Iguazu, Argentina), Luiz Ojeda
secretário adjunto do sindicato dos comerciários de Posadas, Pablo Achingo
membro do sindicato dos comerciários de Posadas, Gómez Jorge
os diretores da UGT (União Geral dos Trabalhadores) Brasil, Avelino Garcia Filho e Luiz Hamilton de Souza
presidente do Sindicato dos Comerciários de Cascavel (Sindec) e membro da UGT-Paraná, Paulo Roberto Morais
vice-presidente do Sinecofi, Edilson Vieira, além dos diretores do Sinecofi Gineumar Gaedick (Manão) e Joel da Silva.

O encontro teve como pauta a realização de um evento em nível de Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) o qual vai reunir lideranças sindicais desses países para delinear novas tomadas de posições no enfrentamento do trabalho escravo, da exploração de menores no âmbito trabalhista e na questão da exploração da mão de obra rural. Nossa preocupação e luta estão centradas na defesa do trabalho decente. Por isso, vamos reunir sindicalistas internacionais a fim de pautarmos ações concretas no âmbito do Mercosul, visualizando problemas comuns entre os trabalhadores do Cone Sul, especificamente, das fronteiras- que nos respaldem de premissas legais para agirmos em favor desses trabalhadores", destaca o presidente do Sinecofi Zé Carlos.

Foz do Iguaçu

Segundo Zé Carlos, ficou definido na reunião dos líderes sindicais que Foz do Iguaçu -localizada no centro do Mercosul, entre Puerto Iguazu (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai) será a cidade-sede do evento, que será realizado na segunda quinzena de maio. Vale destacar que o Fórum Sindical terá o objetivo de promover o trabalho formal e decente, além de formalizar políticas de integração entre os países-membros a fim de erradicar a exploração da mão de obra trabalhadora. Devem participar do evento, representantes sindicais da Argentina, Paraguai, Uruguai, além dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Fonte: Sinecofi"