UGT participa da reunião do Conselho Executivo da CSA

26/02/2013

A secretária adjunta de Relações Internacionais da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Mônica da Costa Mata Roma, participou como representante titular da 8ª Reunião do Conselho Executivo da Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA). As atividades foram realizadas entre os dias 19 e 21 de fevereiro, na sede da CSA, no centro da cidade de São Paulo.

Durante o encontro, que reuniu representantes das centrais sindicais das Américas ligadas à CSA, o grupo fez uma avaliação do II Congresso da CSA, realizado em abril de 2012 e discutiu o Plano Estratégico de Trabalho para os anos de 2012 a 2016, baseado nos cinco eixos do plano de ação, que são:

1. Desenvolvimento Sustentável;
2. Trabalho Decente e Liberdade Sindical;
3. Organização Sindical e auto-reforma;
4. Paz, Democracia e Direitos Humanos;
5. Fortalecimento Institucional da CSA.

A participação de Mônica na reunião do Conselho Executivo foi fundamental não apenas para a UGT, mas para a representatividade do Brasil na Confederação. No encontro ela enfatizou a importância da formação dos dirigentes sindicais como instrumento principal para uma representação mais significativa dos trabalhadores/as.

Mônica lembra, ainda, que esta temática é parte constante das pautas da UGT. Agora, por exemplo, estamos num processo de formação para preparar a delegação que representará nossa central na Conferência Internacional do Trabalho (CIT/OIT). Com isto, nossos dirigentes estão discutindo políticas públicas, sociais e internacionais que visam a defesa de direitos da classe trabalhadora", conclui.

Além dos trabalhos realizados na sede da CSA, o grupo do Conselho Executivo foi ao Consulado do México, na tarde de quarta-feira, entregar um oficio denunciando as praticas antissindicais que atentam contra os direitos laborais no México.

Por Giselle Corrêa, da redação da UGT."