UGT prepara 1ª Conferência Nacional de Gênero e Raça

21/02/2013

Com o objetivo de resgatar as bandeiras de luta já trabalhadas pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) e traçar as políticas afirmativas a serem desenvolvidas, a Secretaria da Mulher e a Secretaria da Diversidade Humana da UGT, como parte da agenda do Março Mulher 2013", realizarão nos dias 4 e 5 de março, a 1ª Conferência Nacional de Gênero e Raça, em Praia Grande, SP. O convite se estende a homens e mulheres dirigentes sindicais, como forma de incorporar e conscientizar na luta pela autonomia e empoderamento da mulher na sociedade, economia, trabalho e política.

Como processo preparatório, as duas pastas da UGT, dirigidas respectivamente por Cássia Buffeli (Mulheres) e Ana Cristina Duarte (Diversidade), reuniram-se com as Estaduais e os sindicatos filiados de SP, no dia 19 de fevereiro, quando ocorreu a segunda reunião do Coletivo de Gênero da UGT Nacional, na sede da UGT, em São Paulo. A reunião tinha como pauta traçar estratégias para a 1ª Conferência, com a participação de todos e todas, para que no debate fossem levantadas as opiniões do que será feito para a ocasião.

Ficou deliberado nessa reunião, que os participantes da 1ª Conferência vão se organizar em 4 mesas, onde serão abordadas questões como: Mulher Negra e a Discriminação no Mundo do Trabalho
Participação das Mulheres nos Espaços de Poder com enfoque no Projeto de Lei 6653 sobre Igualdade de Oportunidade entre homens e mulheres no mundo do Trabalho
Enfrentamento a todos as formas de Violência contra a Mulher
Ratificação da Convenção 189 da OIT (que regulamenta o trabalho doméstico). A chegada dos participantes está prevista para o dia 03 de março e retorno no dia 05 de março, na Colônia de Férias dos Comerciários.

Também foram passados alguns informes como a distribuição de cartazes às UGTs Estaduais e sindicatos filiados que divulguem suas atividades para o mês de março, quando acontecerá a "7ª Marcha das Centrais Sindicais e Movimentos Sociais", dia 06 de março, em Brasília. Na ocasião será entregue um documento à presidente Dilma Rousseff, elaborado em conjunto com as Secretarias das Mulheres das centrais UGT, CGTB, CTB, Força e NCST, que formam o Fórum Nacional das Mulheres Trabalhadoras, com a seguinte pauta: igualdade no mundo do trabalho para homens e mulheres, fim do fator previdenciário, extensão de licença maternidade para 180 dias.

Serviço:
Datas: 04 e 05 de Março de 2013
Local :Colônia de Férias dos Comerciários (Praia Grande)
Horário: a partir das 8h"