I Plano de Desenvolvimento Sustentável dos Povos de Matriz Africana

20/02/2013

Os dirigentes da UGT Ana Cristina e Isau Chacon, Secretária Nacional da Diversidade Humana e Presidente da UGT Distrito Federal, respectivamente, participaram no último dia 29 do lançamento do I Plano de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades de Matriz Africana, na cidade de Brasília.

De acordo com a SEPPIR, o documento foi construído por um comitê interministerial coordenado por ela, com base no Plano Plurianual (PPA 2012-2015) e reúne um conjunto de políticas públicas que buscam a garantia de direitos, a proteção do patrimônio cultural e da tradição africana no Brasil. Além do enfrentamento à extrema pobreza com ações emergenciais e de fomento à inclusão social produtiva e desenvolvimento sustentável.

Além de participar da atividade acima, Ana Cristina, na qualidade de conselheira do CNPIR pela UGT, aprovou o regimento interno da III CONAPIR - Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que ocorrerá no mês de outubro de 2013 na capital federal e com perspectivas de realizar as etapas estaduais até 18 de agosto do corrente.

O regimento normatiza os procedimentos relativos ao evento, que reunirá representantes de todo o país ligados à temática, tendo destaque o combate à discriminação no mercado de trabalho, onde a UGT através do Sindicato dos Comerciários de São Paulo é pioneira na introdução de ações afirmativas nos acordos coletivos de trabalho.

Sua expectativa é de mobilizar o maior número de trabalhadoras e trabalhadores para participarem da fase estadual, com vistas a garantir vagas para a etapa nacional,
ocasião em que poderão defender as suas propostas e bandeira de luta.