Sindimoto/SP prepara ato contra fiscalização

31/01/2013

Em manifesto ao despreparo e deficiência dos municípios paulistas, o Sindimoto-SP (Sindicato dos Mensageiros Motociclistas, Ciclistas e Moto-Taxistas de São Paulo) vai fazer uma mobilização em frente à sua sede, localizada na Rua Dr. Eurico Rangel, 40, amanhã, 1º de fevereiro, a partir das 10h, quando serão percorridas algumas ruas e avenidas da cidade até a Rua Frei Caneca , 1360, para a entrega de um ofício no Ministério Público Federal, endereçado à Presidência da República. A movimentação é para mais flexibilidade e adiamento do início da fiscalização da regulamentação, marcado oficialmente para 02 de fevereiro de 2013. A UGT (União Geral dos Trabalhadores), como central representante da categoria, apoia o movimento. O sindicato não é contra a regulamentação
incentiva e é favorável, mas é preciso que o poder público faça a sua parte.

Estamos adiando porque há uma série de incoerências do Denatran que resulta no pedido de novo adiamento. A lei é federal e é precisa ser aplicada em todos os munícipios do Brasil. Em São Paulo são 645 municípios e apenas 15 regulamentaram a lei. E o restante?", indaga Gilberto Almeida dos Santos, o Gil, presidente do Sindimoto-SP.

O que não pode é que a fiscalização seja apenas para alguns. Deve ser feita uma cobrança em cima de cada prefeitura e suas secretarias de transportes municipais. É preciso fazer pressão. Os motoristas condutores, registrados e autônomos, enfrentam uma burocracia muito grande para tirar a documentação obrigatória, como o Condumoto e Motofrete. Os autônomos precisam pagar seguro de vida de R$ 45 e nenhum banco faz esse tipo de seguro.

Para regulamentar, há custo. Oferta de locais para fazer o curso de 30 horas é menor que a procura dos motofretistas. O Denatran só abriu espaço para o Curso de Formação de Condutores (CFC) há menos de seis meses. Falta de escolas, de equipamento de segurança e a exigência das empresas clandestinas o Termo de Credenciamento junto à prefeitura são motivos urgentes que devem ser adequados para que assim possa dar início à fiscalização.

O Sindimoto-SP conta com a sua presença!

Serviço:

"Ato do Sindimoto-SP contra início da fiscalização"

Data: 01/02/2013

Hora: a partir das 10h

Local: Rua Dr. Eurico Rangel, 40, Brooklin Novo - SP/SP"