União pela saúde

29/01/2013

O ano de 2013 promete ser de muita batalha para que o Congresso aprove os projetos de lei em prol da categoria da saúde. E para que isso aconteça, a União Geral dos Trabalhares (UGT), assim como a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) se uniram à Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo.

As entidades assinaram no ano passado um Termo de Compromisso para desenvolver um trabalho perante as autoriades competentes e o Congresso Nacional para garantir a aprovação da jornada de 30 horas e do piso nacional para os profissionais da enfermagem. E a missão da Secretaria Executiva da UGT, este ano, é organizar esta ação em conjunto com as centrais sindicais e a Federação paulista da Saúde, por meio de um seminário, em que serão definidos plano de trabalho e estratégias para atingir este objetivo.

Essa união aumenta o poder de força dos trabalhadores, pois a pressão será maior para que o Governo Federal e os deputados tomem uma atitude. Até então, a luta era da Federação e dos sindicatos das regiões de Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Jaú, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Rio Claro, Sorocaba, Santos e São José dos Campos, que, juntos, representam mais de 500 mil profissionais lotados nos estabelecimentos de serviços de saúde das redes privadas e filantrópicas do Estado de São Paulo.

Os desafios para conquistar uma condição de trabalho e qualidade melhor de vida para os trabalhadores da saúde ainda são muitos, mas este ano com o apoio das centrais e da Federação, pretendemos transformar em realidade os dois projetos que estão no Congresso.

Edison Laércio de Oliveira

Secretário executivo da Secretaria para Políticas de Saúde