UGT participa da Marcha dos Povos em Porto Alegre

28/01/2013

A Marcha Unitária das Centrais Sindicais, realizada neste sábado, 26 de janeiro, em Porto Alegre, e que antecede o Fórum Social Mundial (FSM), contou com a participação da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e de todas as centrais, com exceção da CUT, e marchou do Mercado Público até o Anfiteatro Por-do-Sol. Durante o trajeto, as organizações ali representadas levantaram as principais bandeiras que unem as centrais, como o trabalho decente, cidades sustentáveis, redução da jornada de trabalho para 40 horas, fim do fator previdenciário, mudança da remuneração do FGTS, para que seja igual à da poupança e radicalização da democracia.

A faixa de abertura da marcha foi carregada por importantes lideranças políticas e sindicais e a UGT se fez representar pela 2a secretária adjunta de Integração para as Américas, Isabel Kauz, e pelo secretário adjunto de Direitos Humanos, Mauro Silva. No carro de som que puxava a marcha, o secretário adjunto de Integração para as Américas, Cícero Pereira, defendeu as principais bandeiras da UGT, como a redução dos juros dos cartões de crédito, iniciativa pioneira da UGT e celebrou a decisão da Prefeitura de Porto Alegre de criar a Semana do Fórum Social Mundial, sempre na última semana de janeiro. Cícero disse que Pela primeira vez a unidade das centrais foi refletida em todos os aspectos da organização e execução da marcha, inclusive no revezamento igualitário das centrais na condução da marcha". Sobre a semana do FSM, que será estabelecida pela Prefeitura, sinalizou que "é uma demanda antiga da sociedade civil, e é resultado direto de um processo longo de articulação e pressão da sociedade, que foi acolhido por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre".

Gustavo F. C. Garcia
Assessor Secretaria de Políticas Públicas da UGT

NOTA OFICIAL - FSMT 2013

O Comitê Organizador do Fórum Social Mundial Temático Porto Alegre 2013 - "Democracia, Cidades e Desenvolvimento Sustentável" -, reunido na manhã de hoje, 28, decidiu, reorganizar e reorientar as atividades do evento, ampliando os debates sobre Cidades Sustentáveis, em solidariedade ao trágico acontecimento da madrugada de 27 de janeiro, quando dezenas de pessoas, em sua maioria jovens, perderam a vida em sinistro incêndio, em Santa Maria, cidade da Região Central do Rio Grande do Sul.

Em consideração aos visitantes, painelistas, oficineiros, artesãos e participantes do Brasil e do Mundo, serão mantidas todas as atividades possíveis, como Acampamento Intercontinental da Juventude, Feira da Economia Solidária, Forinho e debates políticos que estão agendados na Usina, Câmara de Vereadores, Assembléia Legislativa, Ministério Público e outros locais. O encerramento do Fórum está mantido para a próxima quinta-feira, 31, às 9h, no Mezanino da Usina do Gasômetro, com a aprovação da Carta de Porto Alegre.

O Comitê decidiu pela transferência dos shows musicais, em respeito ao luto oficial decretado nas esferas municipal, estadual e federal.

Porto Alegre, 28 de janeiro de 2013."