Dirigente da UGT é indicada para o Conselho Econômico no Rio Grande do Sul

27/01/2013

Orildes Lottici, presidenta da Sindicato dos Comerciários de Bento Gonçalves, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores - UGT, foi nomeada pelo governador Tarso Genro para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social ( CDES-RS) gestão 2013/2014. A posse da sindicalista da UGT aconteceu em cerimônia realizada no Palácio Piratini

Na cerimônia, o governador Tarso Genro também anunciou o calendário de encerramento das concessões dos pedágios nas estradas e as datas previstas para as audiências públicas em cada um dos polos. Nas reuniões, denominadas Diálogos Cdes, será debatido com a população o novo modelo a ser implantado, respeitando as características e expectativas de cada comunidade, como sugerido pelo Conselhão.

A primeira reunião da nova gestão do CDES-RS será no dia 12 de março. O chefe do Executivo e presidente do Conselhão lembrou que no começo do CDES há dois anos era visto como uma espécie de adorno. Após este período de trabalho se consolida como um elemento estratégico de estabilidade política institucional para o desenvolvimento do estado".

O governador destacou as articulações que o governo tem feito com as contribuições dos conselheiros permitindo a criação de um ambiente de diálogo e concertação, com qualificação de políticas de Estado. Tarso afirmou que o Estado está refinanciado para os próximos dois anos a partir de um conjunto de ações e articulações políticas junto ao Governo Federal que deram certo, permitindo a reestruturação das condições orçamentárias em curto prazo para fazer a máquina pública prestar serviços mínimos qualificados, reestruturando o espaço fiscal e assegurando recursos para investimento.
Para a UGT a indicação de Orildes é resultado do trabalho na área de politicas públicas que a estadual do RS vem desenvolvendo no Estado e que agora, com a indicação de Orildes será intensificado, principalmente na áreas de Educação e previdência pública, onde a UGT tem proposta para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores."